quinta-feira, 26 de maio de 2011

Prêmio Talento Wiki Afal de Gestão inscreve até 30 de maio

Grupos de dois e até cinco estudantes poderão concorrer ao prêmio, que garante incentivo financeiro de R$ 500 para o acompanhamento dos projetos que forem selecionados

Vanessa Omena

Lançado no dia 4 de abril pela Agência de Fomento de Alagoas (Afal) o Prêmio Talento Wiki Afal de Gestão para Pequenos Negócios é uma oportunidade para que estudantes de graduação de nível superior, tecnólogos e técnicos das áreas de TI, Administração e Negócios e Engenharia, possam montar softwares de gestão e ao mesmo tempo serem premiados, inclusive com incentivo financeiro, durante 1 ano, para o acompanhamento dos projetos que forem selecionados de acordo com os critérios do edital.

Em visitas às instituições de ensino da capital, e também do interior do Estado, o consultor de Negócios, Paulo Imbuzeiro, contratado pela Afal para divulgar o edital do Prêmio Wiki junto aos estudantes e professores dos cursos, destacou que o prêmio tem tido boa receptividade no meio acadêmico, contando, inclusive, com o apoio dos professores dos cursos.

Segundo o consultor, o primeiro momento após o lançamento do edital foi de mobilização dos alunos e professores dos cursos para que eles conhecessem os critérios para as inscrições, cujo prazo foi prorrogado pela Afal do dia 2 para o dia 30 deste mês, justamente para que alunos e professores tivessem mais tempo para organizar as equipes e definir melhor a categoria a qual cada grupo vai concorrer.

O professor do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Patrick Brito, informou que já existem grupos de alunos sendo formados dentro dos cursos previstos no edital, inclusive - ressalta o professor – “alunos do Ensino à Distância (EAD), que já definiram em quais das cinco categorias, ou módulos, irão concorrer ao prêmio”.

As categorias para concorrer ao prêmio são: RH (Folha de Pagamento); Contábil (Contabilidade e Impostos); Administração Financeira (Contas a pagar, a receber e tesouraria); Comercial (vendas, estoque e compras), e Plano de Negócios (Fluxo de Caixa, Análise Econômica e Financeira).

Por ser uma área que está em evidência no Mercado de Trabalho, o prêmio, na opinião do professor Willy Tiego, é mais um incentivo para que os alunos possam desenvolver novas linguagens em TI, criando soluções e oportunidades de conhecimento dentro do próprio curso, inclusive com a criação de grupos multidisciplinares para a criação do software.

Cada grupo de alunos poderá participar de apenas uma das cinco categorias, e deverá contar com um professor do curso que fará o acompanhamento do grupo e também participará da premiação, caso o projeto seja selecionado. De acordo com o edital do Prêmio Wiki, os professores poderão participar como orientadores em mais de uma das categorias relativas ao prêmio.

Prêmios

Os primeiros colocados, de cada categoria, serão premiados com 1 netbook para cada membro do grupo; ajuda de custo no valor de R$ 500 por mês, durante um ano, para atualização do sistema, também para cada participante do grupo; curso de programação Java e participação em 10 workshops na área de TI, além de um troféu do Prêmio Talento Wiki Afal.
Já os segundos colocados, em cada uma das cinco categorias, receberão como prêmio o curso de programação de Java (Básico, Intermediário e Avançado) de 120h, e a participação em workshops de TI. Todos os participantes receberão certificado de participação e os professores orientadores, das cinco primeiras categorias, serão premiados com um desktop HP.

A gerente de Projetos da Afal, Luna Cavalcante, destacou que a intenção do Prêmio Talento Wiki Afal é valorizar a produção dos alunos e, ao mesmo tempo,  despertar para um mercado em constante expansão, “uma vez que o desenvolvimento de softwares tem, crescentemente, ocupado papel de destaque nas grandes economias mundiais”, pontuou. 

Para o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Afal, Fábio Leão, “o importante neste prêmio é motivar os alunos para o empreendedorismo, uma vez que os produtos premiados serão utilizados como ferramenta que ajudam as empresas de pequeno porte a controlar, monitorar e gerenciar seus negócios, melhorando desta forma o seu desempenho”, afirma.

O edital para as inscrições do prêmio estão disponibilizados no site www.afal.com.br (Link Editais), com o preenchimento do formulário de inscrição até o dia 30 de maio. A divulgação dos grupos selecionados será no dia 20 de outubro.