quinta-feira, 26 de maio de 2011

Governo estuda reunir projetos para criação de sistema contra cheias

Iniciativa reunirá ações realizadas por diversos órgãos

 Ascom Secti

Representantes de entidades discutem união de projetos
Diante do cenário de destruição causado pelas enchentes no ano passado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), elabora um projeto para implantação de um sistema contra catástrofes naturais em Alagoas. 

Na manhã desta quinta-feira (27) ocorreu um encontro entre gestores do governo do Estado e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que dispõem de ações nesta área de prevenção e pesquisa. A intenção é reunir todas as ferramentas e projetos já existentes em diversas instituições de Alagoas e apresentar um único documento ao governo federal.

Para isso, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, destacou a necessidade de criar um único projeto contemplando todas as necessidades de combater com previsão as tragédias naturais em Alagoas. Com a consolidação das parcerias, a proposta do secretário é construir a estrutura física dentro do Parque Tecnológico e Social de Alagoas - um complexo industrial e de serviços que terá base científico-tecnológica com expectativa de ser instalado em uma área entre a Ufal e o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. 

Na ocasião, foram citados projetos e ações já em funcionamento no Estado. Entre os já desenvolvidos pelo Governo de Alagoas nessa área está o Centro de Gerenciamento e Prevenção de Desastres Naturais, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Defesa Civil do Estado e a Agência Nacional de Águas, por meio do Sistema de Monitoramento de Cheias. 

Ainda em processo inicial de elaboração, o professor da Ufal, Ricardo Sarmento, apresentou o pré-projeto do Centro Universitário de Estudos e Pesquisa Sobre Desastres (Ceped), vinculado à Universidade Federal de Alagoas. O Centro irá abranger o ensino, a pesquisa, o monitoramento do tempo e clima e o treinamento de pessoal multidisciplinar que atenderá antes e depois de catástrofes naturais.

O secretário executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Gilson Romeiro, enfatizou a necessidade de aproveitar esta oportunidade de integração, que ocorre em um momento interessante em que as instituições, tanto do governo federal como internacionais, estão atentas aos estados que sofrem constantes desastres naturais. “Temos tudo para criarmos um projeto completo, pois temos potencial e poderemos ser referência em todo o país”, defendeu o coronel Romeiro.    

Setton ainda citou que esta necessidade já foi abordada pela presidente da República, Dilma Rousseff, e que no início deste ano o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Carlos Nobre, apresentou interesse em incluir o estado de Alagoas em um projeto que atenderá todas as regiões com histórico de desastres naturais.

Para consolidação desse projeto único, será realizado no mês de junho um seminário com a apresentação em detalhes de todas as ferramentas e instituições atuantes nessa área de prevenção de cheias em Alagoas.