quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alagoas lidera vacinação contra a gripe no Nordeste e é o quinto em cobertura vacinal no país

Balanço parcial foi divulgado pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações nesta quinta-feira; vacinação continua até esta sexta-feira

Josenildo Törres e Julio Cezar

Mais de 492 mil alagoanos já foram vacinados
Faltando apenas um dia para o encerramento da campanha de vacinação contra a Influenza,  o Ministério da Saúde  publicou, na tarde desta quinta-feira (26), balanço parcial por meio do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), onde Alagoas aparece com o quinto melhor desempenho no país em cobertura vacinal e  em primeiro lugar no Nordeste. Ainda de acordo com o boletim, o índice de cobertura corresponde a 84,57% da população prioritária. 

Do total definido como sendo público-alvo, as gestantes têm a menor adesão. A Sesau está fazendo um novo alerta aos municípios para que suas gestantes procurem os postos de vacinação. “Essa vacina é muito importante, pois de uma só vez é possível prevenir três doenças, ou seja, é trivalente. Daí a importância do comparecimento da população nos locais de vacinação”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

O titular da pasta da Saúde estadual voltou a ratificar que a união de esforços empreendidos entre Estado e municípios foi determinante para que Alagoas tivesse alcançado a meta de vacinação contra a Influenza. “Para atingir a meta de 80% quanto à cobertura vacinal as ações em parceria foram fundamentais, principalmente para driblar as dificuldades geradas em decorrência das chuvas”, destacou Alexandre Toledo.

Em números absolutos, dos 463.898 alagoanos preconizados, 392.408 já foram vacinados. Quanto ao índice de vacinação, segundo relatórios do PNI, os municípios com melhores desempenhos são: Maravilha, que já vacinou 100% de sua população-alvo; Lagoa da Canoa  (99,39%) e Boca da Mata (99,24%). Cidades como Coruripe, Penedo, Palmeira dos Índios, Maragogi e Arapiraca também se destacam no desempenho da vacinação.

Alagoas já vacinou 89,58% dos idosos, que corresponde a 222.905 pessoas com 60 anos ou mais. Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, já foram vacinadas 86,65% das crianças, o que corresponde a 75.482 alagoanos com idades de seis meses a menores de 2 anos.  Também já foram imunizados 44.066 trabalhadores da Saúde e 10.333 indígenas.