quarta-feira, 11 de maio de 2011

Alagoas é único Estado da Federação a participar da Brasilplast

Governador Teotonio Vilela Filho esteve nesta quarta-feira em São Paulo e destacou capacidade de Alagoas de receber novas empresas

Ricardo Sanchez

Governo do Estado marca presença na Brasilplast, em SP
O governador Teotonio Vilela Filho participou nesta quarta-feira (11), em São Paulo, da XIII Feira Internacional da Indústria do Plástico (Brasilplast), que teve início na última segunda-feira e prossegue até a próxima sexta-feira (13). Este ano, Alagoas participa do evento pela quarta vez e é o único Estado da Federação com estande montado no Pavilhão do Anhembi.

“Estamos aqui mais uma vez para mostrar que nosso Estado tem toda a capacidade de receber novas empresas para levar empregos e gerar renda”, afirmou Teotonio, que foi recebido na feira pelo vice-presidente de Polímeros da Braskem, Rui Chammas, e pelo gerente de Negócios Vinílicos, Marcelo Cerqueira.

Com um investimento de quase R$1 bilhão, a Braskem vai implantar uma nova planta em Alagoas, duplicando a produção de PVC no Estado. “É preciso continuar desenvolvendo essa indústria para que o nosso Estado continue gerando emprego”, disse o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação, Herbert Motta. 

O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, também esteve na Brasilplast e lembrou que nos últimos quatro anos, 52 indústrias se instalaram em Alagoas. “Dessas 52 indústrias, 18 são da cadeia produtiva do plástico”, destacou. 

Para o presidente do Sindicato das Indústrias do Plástico e Tintas de Alagoas (Sinplast), Wander Lobo Araújo, o Estado ainda tem muito a crescer e a união entre o Governo, por meio da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, com a Braskem,  Sebrae, Sinplast, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Associação das Empresas do Distrito Industrial Governador Luiz Cavalcante (Adedi), Associação das Empresas do Distrito Industrial de Marechal Deodoro (Assedi) e a Prefeitura de Marechal Deodoro, é única no país. “Em Alagoas, todos trabalham em prol do crescimento do setor, e a Cadeia Produtiva Química e do Plástico de Alagoas ainda vai crescer e muito”, afirmou Lobo.

O presidente da Fiea, José Carlos Lyra, ressaltou que a presença do governador na Brasilplast é fundamental para que mais indústrias se instalem em Alagoas. “A vinda do governador passa segurança para os investidores e mostra o total interesse em ter mais empresas no Estado”, falou. 

O vice-presidente da Braskem, Rui Chammas, afirmou que a parceira com o Estado de Alagoas é única e completa. “Quando a Braskem se instala em um Estado ou em uma cidade, nós buscamos parcerias para desenvolver também a região. Em Alagoas temos tudo, o governo estadual trabalhando em conjunto conosco, com os municípios, o sindicato e o Sebrae, para assim termos a formação e a produção”.

Alagoas dispõe de logística, matéria-prima, porto e incentivo fiscal para continuar crescendo e receber novas empresas. Atualmente, está sendo explorado o potencial do Estado na transformação de PVC, agregando valor para que o produto saia pronto de Alagoas. 

Teotonio ainda ressaltou as vantagens oferecias pelo Estado para as novas empresas. “Nós oferecemos segurança jurídica, atendimento constante da Secretaria de Planejamento e do Governo, celeridade nos tramites burocráticos, confiança do Banco do Nordeste e as melhores condições do país”, ressaltou. 

Além dos secretários de Estado e do presidente da Fiea, o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, e o deputado estadual Joãozinho Pereira também acompanharam o governador na Brasilplast.

O evento - A Brasilplast acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, reunindo 1.390 expositores da indústria do plástico, que devem receber 65 mil compradores interessados em soluções e tecnologias que aumentem a competitividade do setor no mercado interno. 

A Brasilplast acontece a cada dois anos e é considerada a maior feira do mundo. Durante a solenidade de abertura da edição deste ano do evento, na segunda-feira (9), estiveram presentes diversas representantes de entidades parceiras do setor. Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, chamou a atenção para os recordes da feira nesse ano, a exemplo do número de profissionais interessados em participar do evento. Até a véspera da abertura, 42 mil pessoas já haviam se credenciado. “Esta edição da Brasilplast é motivo de orgulho pela competência e qualidade com que as empresas participam da feira”, disse De Vera. 

O evento ocupa todo o Pavilhão do Anhembi e espera atrair visitantes/compradores das principais capitais do Brasil e de outros 36 países. O plástico está presente em grande parte dos objetos e produtos consumidos e usados pelos brasileiros, desde carros, eletrodomésticos e celulares a embalagens para alimentos, cosméticos e medicamentos. O setor de transformadores plásticos gera 349,4 mil empregos diretos no Brasil, sendo o 6º maior empregador do país, com grande potencial de crescimento.