quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aula inaugural do Programa Bem Receber Copa foi realizada nesta quarta-feira

Programa do Mtur tem o objetivo de qualificar os profissionais da linha de frente do setor turístico; cursos têm duração de cinco meses

Pollyana dos Anjos

Nesta quarta-feira (11), o Ministério do Turismo, junto com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), lançou a primeira aula do Programa Bem Receber Copa. O lançamento aconteceu no Hotel Ritz Lagoa da Anta às 9h30. O programa é voltado para os profissionais da linha de frente do setor hoteleiro, como recepcionista, mensageiro, governança, gerência, entre outros. A capacitação tem duração de cinco meses.

Para Inaldo Cavalcante, reserva do Hotel Verde Mar e participante da capacitação, essa oportunidade ofertada pelo Mtur só traz benefícios para o profissional. “Com qualificação e conhecimento só temos a ganhar”, garante.

Segundo Carlos Gato, presidente da Abih-AL, a educação e capacitação são os diferenciais para o desenvolvimento. “Eu me preocupo muito com a capacitação do profissional e acredito que só ela pode melhorar o potencial do Estado”, afirma. 

Paulo Kugelmas, superintende da Setur-AL, disse acreditar na capacitação e afirmou ser uma das prioridades nas ações do setor. “Estamos passando por um ótimo momento em Alagoas com o surgimento de novos hotéis e essa capacitação ajuda na melhoria dos nossos serviços”, explica. Já a secretária Municipal do Turismo de Maceió, Cláudia Pessoa, assegurou que o turismo é um serviço e que só pode ser aprimorado com capacitação.

Durante o lançamento do programa, estiveram presentes Carlos Gato, presidente da Abih-AL; Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur-AL; Cláudia Pessoa, secretária Municipal do Turismo de Maceió; Carolina Simon, coordenadora local do Programa, e Simone Melo, coordenador geral do Programa.

Bem Receber - O objetivo do programa, que tem como slogan “O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos”, é capacitar o setor de turismo para atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos, focando em pessoas, empresas e destinos, desenvolvendo o profissional conhecido como “linha de frente”, ou seja, aquele que tem contato direto com o turista. O programa será realizado pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem.

Os cursos têm duração de cinco meses e todo o material didático será fornecido gratuitamente pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem. Os participantes aprovados serão certificados pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem e o hotel que tiver 80% de seus funcionários matriculados certificados receberá o selo “Bem Receber Copa 2014”.