quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aeroporto Zumbi dos Palmares voltar a operar normalmente


Serviço foi normalizado com a chegada de bombeiros enviados pela Infraero de outros estados

Gustavo Moura

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares voltou a operar normalmente no começo da noite desta quarta-feira (11), segundo informou o tenente-coronel Paulo Marcos, responsável pelo contingente do Corpo de Bombeiros Militar que trabalha no aeroporto. O superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Alagoas, Adilson Pereira, confirmou a informação.

Com a paralisação, a administração do aeroporto solicitou à Infraero nacional que enviasse pelo menos 11 bombeiros da regional Nordeste e Cento/Leste, composta pelos estados da Bahia e de Pernambuco, para suprir a necessidade de bombeiros especializados no local. 

Cinco bombeiros militares de Sergipe e 10 funcionários da Infraero do Nordeste já estão operando na Seção de Combate a Incêndios (SCI) para garantir a segurança das operações aeroportuárias.

O Corpo de Bombeiros informou, em nota oficial, que os nomes dos militares que estavam escalados para o trabalho nesta quarta (11) e não compareceram, inviabilizando o funcionamento do aeroporto, serão comunicados ao comando da SCI e à corregedoria da Corporação para as providências cabíveis ao caso.

De acordo com o tenente-coronel Paulo Marcos, todos os bombeiros enviados pela Infraero regional a Alagoas têm instrução e são habilitados para atuar em aeroportos. “Esse bombeiros vindos da Bahia e de Pernambuco são instrutores ou já participaram do curso de Formação Técnica para Bombeiros de Aeródromos (FTBA). Estamos normalizando a situação do aeroporto”, informou.

Iniciada na manhã desta quarta, a paralisação dos bombeiros fez com que oito voos fossem transferidos para aeroportos de outros estados, prejudicando o funcionamento do aeroporto da capital. Passageiros que desembarcariam em Maceió tiveram que ir para outros aeroportos e os que embarcariam no Aeroporto Zumbi dos Palmares foram deslocados em vans ou ônibus fretados pelas companhias aéreas para o Recife ou Aracaju.

“Já estão normalizados os voos no aeroporto Zumbi dos Palmares. O primeiro está previsto para chegar as 22h. Estávamos apenas esperando a chegada dos bombeiros das regionais Nordeste e Centro/Leste”, afirmou o superintendente da Infraero, Adilson Pereira.

Pelo menos quatro bombeiros militares de Alagoas que não aderiram à paralisação devem se juntar ao grupo das regionais para reativar as ações do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

O tenente-coronel Paulo Marcos condenou a paralisação e afirmou que o movimento reivindicatório poderia ter sido feito de outra forma. “Não sou a favor dessa forma de protesto, não podemos prejudicar as pessoas. Se querem reivindicar, que seja de outra forma, pois desse modo, prejudicaram a população”, afirmou.