quarta-feira, 11 de maio de 2011

Hospital do Sertão é referência para mais de 500 mil pessoas

Quando estiver funcionando com sua capacidade máxima, hospital terá  73 leitos, sendo oito de UTIs e oito de UCIs

Paula Newton

Secretário Alexandre Toledo visita Hospital de Santana
Com menos de um ano em funcionamento, o Hospital do Sertão Clodolfo Rodrigues já é referência para uma população de 500 mil habitantes.  Aos poucos, a unidade, que nunca havia funcionado desde sua inauguração, passou a ser a principal porta  de atendimento hospitalar naquela região, disponibilizando aos sertanejos 110 leitos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Quando estiver funcionando com sua capacidade máxima, o hospital terá  173 leitos, sendo oito de UTIs e oito de UCIs.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo,  que participou da visita técnica no hospital nesta terça-feira (10), os serviços estão evoluindo bem e a unidade fortalece seu papel no Sertão. Toledo também comentou sobre a necessidade do atendimento de qualidade para todos. 

A média diária de atendimentos prestados à população chega a 270 procedimentos, distribuídos em clínica cirúrgica, clinica médica, ginecologia, ortopedia, pediatria, atendimento ambulatorial, urgência e emergência, raios-X, endoscopia, ultrassom, eletrocardiogramas, ecocardiograma. Mensalmente, o Governo do Estado e o Ministério da Saúde disponibilizam R$ 1,8 milhão para garantir o custeio do hospital. 

“Fui atropelada por uma moto, cheguei aqui com muita dor na perna esquerda, recebi bom atendimento e não tenho o que reclamar do hospital”, disse Marli Ferreira, natural de Ouro Branco. A paciente teve fratura de fêmur, passou por cirurgia e está em recuperação há 1 mês e três dias. 

Tecnologia- A equipe médica do Hospital do Sertão ainda pode contar com o uso da tecnologia no atendimento aos pacientes. A informatização vai desde o primeiro atendimento até o setor de raios-x, onde o médico lê o laudo na tela do computador, podendo ampliar a dimensão da imagem para ter um diagnóstico mais preciso. 

O Hospital do Sertão recebe pacientes vindos de Água Branca, Batalha, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Olho D’água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, incluindo também outros estados como Pernambuco, Bahia e Sergipe, que fazem fronteira com Alagoas naquelas proximidades.

O secretário adjunto, Jorge Villas Boas, o superintendente de Atenção à Saúde, Vanilo Soares, além do coordenador geral da Sesau, Pedro Belo também participaram da visita técnica.