quarta-feira, 11 de maio de 2011

Seinfra conclui rede de esgoto na orla lagunar

Índice de cobertura em Alagoas dobra de 15% para 30%, com obras realizadas na capital e no interior

Acássia Deliê

Obra de esgotamento sanitário já beneficia população
“Os mosquitos desapareceram e meus filhos pararam de ter diarreia”, conta a estudante e dona-de-casa, Marisol Veloso, de 32 anos. Na porta de casa, no conjunto Joaquim Leão, bairro do Vergel do Lago, ela comemora a melhoria da qualidade de vida da comunidade após a obra de implantação da rede coletora de esgoto, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e administrada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

A obra de Esgotamento Sanitário da Baixa Maceió já está concluída e beneficia, além do conjunto Joaquim Leão, as comunidades dos conjuntos Virgem dos Pobres I, II e III, e outras regiões do bairro Vergel do Lago. Foram implantados 31,4 km de rede coletora de esgoto, duas estações elevatórias, que bombeiam os dejetos coletados para a estação de tratamento, e nove mil ligações domiciliares.

“Aqui na minha rua era um problema sério de esgoto a céu aberto. Hoje isso não existe mais e o Governo passou de porta em porta explicando que cada um precisa fazer a sua parte para que o sistema funcione bem, como manter um ralo de cozinha na pia, para não cair resto de comida na rede”, diz Marisol Veloso.

A conscientização sobre os benefícios e os cuidados que a população deve ter com a obra fazem parte dos trabalhos socioambientais realizados pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Seinfra, paralelamente à parte física do projeto. Os trabalhos são desenvolvidos continuamente nas regiões atendidas pelas obras, visando o constante diálogo com as comunidades.

Saneamento é Saúde - O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, destaca que os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de saneamento são também revertidos para a saúde. 

“As pesquisas mostram que, anualmente, milhares de pessoas contraem doenças por veiculação hídrica, como a diarreia. A mortalidade infantil também está muitas vezes associada à falta de água e esgoto tratado. E a Organização Mundial da Saúde indica que para cada R$ 1 investido em saneamento outros R$ 4 são economizados no tratamento dessas doenças. Por isso, hoje temos uma grande quantidade de investimentos no setor, como nunca antes em Alagoas”, afirma Marco Fireman.

Dobrando cobertura - O Governo Estadual está dobrando o índice de cobertura da rede de esgotamento sanitário em Alagoas, de 15% para 30%, com projetos executados pela Seinfra no interior e na capital. 

Em Maceió, outras duas grandes obras contribuem para a ampliação do índice: o esgotamento da Bacia da Pajuçara, na orla marítima, e a recuperação e ampliação do coletor tronco de esgoto da capital, que abrange os bairros da Ponta Verde até o Centro.

Em todo o Estado estão sendo implantados mais de 130 quilômetros de rede de esgotamento sanitário e mais de 120 quilômetros de rede de abastecimento de água, beneficiando cerca de 1,1 milhão de alagoanos.