quarta-feira, 11 de maio de 2011

Alexandre Toledo visita Maternidade e Ambulatório 24 horas em Lagoa da Canoa

Local recebeu recursos do governo do Estado e é responsável por uma média 1.200 atendimentos ao mês 

Paula Newton

Secretário visitou maternidade em Lagoa da Canoa
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, conheceu nesta quarta-feira (11) o Centro de Parto Normal e o Ambulatório 24 horas Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa da Canoa. O centro é responsável por uma média de 40 atendimentos ao dia, totalizando 1.200 atendimentos ao mês. O secretário adjunto da Saúde, Jorge Villas Boas, também participou da visita. 

A Casa Maternal, que recebeu recursos do Governo do Estado, conta com seis leitos destinados a partos normais e permitiu que as gestantes tenham seus filhos em Lagoa da Canoa sem precisar mais serem encaminhadas para Arapiraca. O centro também quer contribuir para um número maior de partos normais e sem a necessidade de intervenção cirúrgica. 

Para Alexandre Toledo, o local representa um grande ganho para população. “Tenho a certeza de que a população se sente mais tranquila ao saber que, em caso de necessidade, terão os serviços de saúde disponibilizados em seu próprio município, evitando assim o deslocamento para Arapiraca e Maceió, reduzindo também os danos à saúde e evitando muitos óbitos”, disse Toledo.

A Casa Maternal Nossa Senhora da Conceição foi construída pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Lagoa da Canoa. A unidade de saúde também funciona como ambulatório 24 horas, realizando atendimento clínico e de pequenas emergências, resolvendo na própria cidade cerca de 80% dos casos que antes tinham que ser enviados até outras cidades, como Arapiraca ou Maceió.

CEO - Além do centro de parto normal, Toledo visitou também o Centro Especializado Odontológico (CEO), que oferece serviços de endodontia, periodontia, pequenas cirurgias e atendimentos às crianças especiais. O centro conta com oito dentistas que fazem atendimentos nos dois turnos, e três consultórios, sendo dois para atendimentos normais e um para atendimento de pessoas especiais.

Pestalozzi em Arapiraca - Na oportunidade, Toledo visitou também a sede da Pestalozzi em Arapiraca, que conta com atendimento de 320 pessoas, com tratamento na faixa etária de 0 a 17 anos de pacientes com síndrome de down, autismo, mielomeningocele (malformação congênita da coluna vertebral da criança) e pacientes neurológicos. A clínica conta com médicos (neurologistas e ortopedista) assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e enfermeira. Também conta com uma sala para descanso das mães e oficina de artes. Os serviços são destinados a 31 municípios circunvizinhos.