quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fomento e linhas de crédito da Afal serão mostrados na V Feira dos Municípios

A feira é uma oportunidade para mostrar ações para o crédito e os programas voltados para a dinamização da economia alagoana.
Vanessa Omena
A agência de Fomento de Alagoas (Afal) participa, no período de 12 a 15 deste mês, da V Feira dos Municípios Alagoanos no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, com informações sobre linhas de crédito e os programas na área de fomento ao desenvolvimento de Alagoas.  Durante o evento, técnicos da Afal vão prestar informações em um estande da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
No espaço, o visitante receberá informações sobre os produtos  disponibilizados pela Agência, linhas acessíveis para cada perfil empresarial,  e fazer, via internet, simulação a respeito de financiamentos, além de informações a respeito de planos de negócios.
Atualmente, a Agência trabalha com cinco linhas de crédito produtivo, oferecendo capital de giro e fixo, atreladas a programas de políticas públicas governamentais, a exemplo da linha de apoio aos arranjos produtivos locais (APLs), às cooperativas de crédito e a linha compras governamentais, elaborada em parceria com a Agência de Modernização da Gestão de Processos (AMGESP).
Na área de fomento, a Agência vai mostrar os diversos programas que fazem parte de sua carteira de projetos em prol do desenvolvimento sustentável e inclusão socioeconômica da população de baixa renda. Entre os programas está o Alagoas Cidadã, que aposta na educação financeira e cidadania para reduzir índices de pobreza e desigualdade, estimulando o empreendedorismo, inclusão financeira, inclusão digital e bancarização.
Para a coordenadora de projetos, Cecília Bonilla, a Feira será mais uma oportunidade para a Afal mostrar à sociedade alagoana seus produtos de crédito e divulgar projetos e editais que estão em andamento, com foco na dinamização da economia alagoana, por meio de parcerias estratégicas e ações em várias regiões do estado.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Afal, Fábio Leão, será oportuno conversar com os prefeitos e secretários, além das equipes técnicas, para mostrar os programas já em curso em diversos municípios do Estado. Ele acrescenta que a Afal abriu um processo junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para ter autorização para operar com linhas de financiamento para municípios.
“Visitaremos a Agência de Fomento da Bahia (Desembahia) para conferir in loco o andamento de linha similar naquele Estado. Além de mostrar os programas e as linhas de crédito, será importante conversar com os administradores municipais. O objetivo é mostrar as possibilidades de ação de uma agência de fomento que trabalha com o objetivo de construir soluções inovadoras para a promoção do desenvolvimento de longo prazo e em bases sustentadas para o Estado”, acentuou o diretor de Desenvolvimento e Projetos.
Liberações – No primeiro trimestre de 2011, a liberação de crédito da Afal teve crescimento de 63.98% com relação ao ano passado, com desembolsos de capital próprio da agência.  A maior demanda foi pela linha Crédito Competitivo para MPEs que atua nas áreas de comércio e serviços, além de financiamentos por meio da linha Compras Governamentais, para empresas exclusivamente alagoanas, que tenham recursos a receber através de licitações públicas do Estado.