quarta-feira, 11 de maio de 2011

Secretaria da Mulher discute ações integradas para as comunidades indígenas

Órgão coordenará em junho uma assembleia para definir logística da pesquisa sobre situação das aldeias alagoanas
Lívia Santana
Ações nas comunidades indígenas são discutidas
Com o intuito de discutir a implementação de ações integradas para as comunidades indígenas, a Secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, se reuniu nessa terça-feira (10) com representantes de diversos órgãos estaduais e federais, no Salão de Despachos do Palácio Floriano Peixoto.
 “Da mesma forma que o governo federal, o governo de Alagoas está trabalhando no sentido de promover a inclusão social através da geração de emprego e renda. Mas não vamos alcançar a meta do governo se não trabalharmos em conjunto” disse Kátia Born.
Na ocasião, os representantes discorreram sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela entidade que representam nas comunidades indígenas do Estado de Alagoas. Ponderaram, também, quais as necessidades que consideram relevantes para garantir a melhoria das condições de vida dos indígenas do Estado.
“A partir do que vocês falaram, comprovamos a necessidade do trabalho integrado. Cada órgão tem uma ação distinta, mas com a mesma finalidade de garantir a qualidade de vida dos indígenas. Precisamos unir forças para priorizar as demandas e traçar um planejamento de ação coordenada”, explicou a secretária-adjunta de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Nadja Lessa.
“Já estamos fazendo pesquisa nas comunidades quilombolas e pretendemos fazer o mesmo trabalho com as comunidades indígenas. Vamos trabalhar com uma dinâmica semelhante, respeitando suas peculiaridades, pois só com um mapeamento preciso e concreto poderemos traçar políticas públicas voltadas a estas comunidades”, ressaltou a secretária Kátia Born.
 “Com a primeira pesquisa das Comunidades Quilombolas que realizamos na última quinta-feira (05), no município de Taquarana, já tivemos a certeza do quanto podemos fazer”, enfatizou Nadja Lessa.
Próximo passo - Ficou definida a realização de uma reunião extraordinária em junho com o Fórum Permanente de Educação Escolar Indígena - instância política de diálogo entre a Secretaria Estadual de Educação , as diversas instituições que desenvolvem ações nas comunidades e as lideranças indígenas das aldeias alagoanas.
Nesta ocasião, todos os órgãos parceiros, envolvidos na reunião coordenada hoje pela Secretária Kátia Born, estarão presentes para analisar as ações que já estão sendo desenvolvidas e como deverão ser conduzidas as futuras ações. 
"Iremos nos reunir com as lideranças indígenas em uma grande assembleia, para que sejam ouvidas suas demandas e tratada a logística para realização da pesquisa em todas as aldeias alagoana”, disse Kátia Born. 
“A pesquisa é necessária para a detecção das necessidades. Com a obtenção de um diagnóstico geral, teremos condições de elaborar ações que atendam as demandas das comunidades, de um modo coordenado, integrado e otimizando os recursos existentes. A inclusão social é prioridade do governador Teotonio Vilela Filho e do governo federal, portanto estamos no caminho certo”, finalizou a secretária.
Órgão parceiros - Além de integrantes da Secretaria de Estado da Mulher, também participaram da reunião representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Eletrobrás, do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e das secretarias estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social, da Educação, do Trabalho, da Saúde, da Agricultura, da Cultura e da Infraestrutura.