quarta-feira, 11 de maio de 2011

Educação estadual lança Projeto Na Onda da Leitura

 Iniciativa vai atender alunos do Ensino Fundamental da rede pública estadual

Ricardo Moresi 
Foto: Valdir Rocha

Kits com livros serão entregues nas escolas estaduais
Na próxima quarta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai lançar o Projeto Na Onda da Leitura – ação que vai atender os alunos do Ensino Fundamental por meio de um conjunto de obras literárias organizadas em maletas contendo 10 volumes de diferentes autores consagrados nacional e internacionalmente. A ação será realizada às 9h, no auditório da SEE.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas da SEE, Rosineide Machado, serão distribuídas 15 mil maletas para as escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) igual ou inferior a 3,0. “Distribuiremos 16 kits para cada ano do Ensino Fundamental. Em média, cada escola deste segmento irá receber 144 maletas com obras da Coleção Ziraldo e seu Amigos, da Editora Melhoramentos”, informa.

Ela destaca também que estes livros irão garantir a oportunidade da prática da leitura com a finalidade de formar leitores críticos. “Cada publicação contida nas maletas aborda temas diversificados que tratam de assuntos considerados de interesse dessa faixa etária e deve proporcionar uma melhoria no desempenho escolar dos alunos da disciplina de Língua Portuguesa”, evidencia.

A gerente acrescenta que este projeto reafirma o compromisso político com a educação de qualidade para todos e pretende melhorar a eficiência dos alunos nas avaliações educacionais do Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).