quarta-feira, 11 de maio de 2011

Conedes aprova projetos em reunião extraordinária

Conselheiros aprovam incentivos para a quinta indústria do Núcleo BR-104

Bárbara Pacheco e Laís Pita

Conedes aprova incentivo para mais uma indústria
Uma reunião extraordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) foi realizada na última terça-feira (10), na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), para aprovação de dois projetos. O primeiro trata de requerimento de incentivos locacionais e o outro da prorrogação de incentivos já concedidos. Além desses, um processo referente à transferência de ações foi votado durante a ocasião, presidida pelo secretário Luiz Otavio Gomes.

O projeto da Lavanderia Industrial e Hospitalar LTDA., relatado pela conselheira Solange Chalita, foi beneficiado com incentivos locacionais. A empresa é a quinta indústria que vai se instalar no Núcleo Industrial BR-104, localizado dentro do Sistema Penitenciário, no bairro do Tabuleiro dos Martins. A construção do Núcleo faz parte do Programa Começar de Novo, cujo objetivo é a inserção de reeducandos no mercado de trabalho.

Lavagem de roupas hospitalares, industriais e de hotelaria em geral, confecção de roupas profissionais e fabricação de acessórios de vestuário serão os serviços ofertados pela lavanderia, que, em três anos, pode gerar cerca de 60 empregos diretos.

Já a Sococo S/A Indústria Alimentícia conseguiu a prorrogação de incentivos deferidos anteriormente para a expansão da capacidade produtiva da planta industrial de Maceió. Através dessa medida, os conselheiros acreditam que a indústria vai gerar ainda mais empregos, renda e impostos.

“A Sococo é a maior referência em produtos fabricados a partir do coco e seus derivados. Uma empresa desse porte, que representa muito para a economia alagoana, precisa receber esses incentivos para investir em modernização e aumentar a produção”, enfatizou o conselheiro José Marinho.

A Companhia de Bebidas e Alimentos do São Francisco (CBA) solicitou ao Conedes autorização prévia para realizar a transferência do controle acionário da sociedade da empresa. O presidente do Conselho e secretário da Seplande, Luiz Otavio Gomes, destacou o perfil do comprador, o grupo Renosa. “A empresa que vai chegar a Alagoas é a mais moderna da América Latina, possui capital nacional e trabalha de forma sustentável”, disse Luiz Otavio.
Todas as garantias de benefícios dadas pelo Estado de Alagoas estão asseguradas por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado de Alagoas (Prodesim).

AL Tem Pressa – Ao final da reunião do Conedes, o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, anunciou o lançamento do Programa Alagoas Tem Pressa na próxima terça-feira (17), no Hotel Radisson, com secretários de Estado e o governador Teotonio Vilela Filho. 

O Programa engloba o planejamento estratégico das ações prioritárias do Estado a médio e longo prazo, desenvolvido por técnicos da Seplande com a empresa de consultoria Macroplan.
Segundo o secretário, o objetivo do Programa é melhorar os indicadores sociais e transformar Alagoas em um Estado que dá resultados. “Precisamos mudar a realidade dos índices como o analfabetismo e o desenvolvimento humano através de políticas públicas nas áreas da educação, saúde e segurança”, reforçou Luiz Otavio.

Além da implantação da carteira de Projetos Estruturadores, durante os próximos meses, o Programa Alagoas Tem Pressa trabalhará em outras frentes articuladas, como o monitoramento da execução e dos resultados dos projetos; a implantação de um Sistema Informatizado e da Sala de Situação para Gestão em Tempo Real; a criação de agendas setoriais; o apoio à elaboração do Plano Plurianual 2012-2015; e, ainda, nos projetos de Desburocratização de Processos Críticos; de Governança para Resultados; e de Comunicação de Resultados.