quarta-feira, 11 de maio de 2011

Setur-AL promove Alagoas em feiras do setor

De 12 a 15 de maio, Estado participa da BNTM, feira conhecida no setor turístico por concentrar os principais operadores de turismo nacionais e internacionais

Pollyana dos Anjos

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) continua a divulgação e promoção dos produtos e roteiros alagoanos em eventos do segmento.  De 12 a 15 de maio, acontece a BNTM, feira conhecida no setor turístico por concentrar os principais operadores de turismo nacionais e internacionais. O evento acontece em Natal–RN e tem o objetivo de vender os destinos da Região Nordeste para o mundo. 

Na edição deste ano, os organizadores estão esperando cerca de 500 operadores internacionais e 600 fornecedores do mercado nacional. O evento, organizado pela Comissão de Turismo Integrado (CTI-NE), está na 20ª edição e tem expectativa de aumento de 7% nas vendas este ano. Nessa edição, Alagoas está representada no evento nas áreas institucional e comercial da BNTM, o que aumenta a visibilidade do destino para os agentes do mercado turístico. 

Para Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur-AL, a BNTM é uma excelente oportunidade de fortalecer o Estado no mercado internacional e captar novos mercados, além de fortalecer outros, com negociação de voos fretados de países como Argentina, Chile, Itália, entre outros. 

“Apesar do cenário internacional de valorização do real em relação ao dólar, o que dificulta as vendas dos destinos brasileiros no mercado exterior, a participação nesse evento é uma maneira de mantermos os contatos com os principais operadores internacionais para divulgação e manutenção do mercado turístico alagoano, além de expressar uma atenção ao mercado internacional, visto que o país receberá dois grandes eventos nos próximos anos: a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016”, explica Paulo. 

São parceiros da Setur-AL na BNTM: Abih-AL, Semptur (Maceió) e secretarias Municipais de Turismo, como de Maragogi e Penedo.

Muitos hotéis alagoanos participam da BNTM, como Costa Mar, Maceió Mar, Jatiúca, Lagoa Mar, Ponta Verde, Praia Dourada, Miramar, Maceió Atlantic, Ritz Lagoa da Anta e o Brisa Tower. Além dos hotéis, também participa do evento a agência de viagens e receptivo, Transamérica.

Aproveitando a oportunidade, a Setur-AL, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) e a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur),  realiza também uma capacitação para os agentes de viagens de Natal, apresentando o destino Alagoas, os produtos e serviços oferecidos. 

Ações em outros mercados - Outro evento importante de promoção ao destino turístico, e que está no calendário anual de eventos do setor, é o Centro-Oeste Tur, que acontece em Goiânia, no dia 12 de maio e também conta com a participação de Alagoas. Lá, além de promover o destino, a Setur-AL, Abih-AL e Semptur também farão uma capacitação com os agentes de viagens da região.