Secretário Luiz Otavio Gomes representa governador Teotonio Vilela Filho na abertura do evento
Luciana Buarque e Ascom Fiea
Foto: Patrícia Barreto
Foto: Patrícia Barreto
Secretário fala para empresários, especialistas e estudantes |
Competitividade, infraestrutura e pequenos negócios foram os principais temas do discurso do secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Luiz Otavio Gomes, na abertura do Seminário de Promoção às Exportações (Sempex), na noite dessa terça-feira (10). O secretário representou o governador Teotonio Vilela Filho no evento que reúne empresários, especialistas e estudantes na Casa da Indústria Napoleão Barbosa e precede o Encontro Internacional de Negócios (Enin).
O secretário defende que, para alcançar o nível de desenvolvimento de países como a China, a indústria brasileira deve adotar a competitividade como fator primordial. “O Governo de Alagoas não tem feito outra coisa a não ser garantir a competitividade das indústrias já instaladas em Alagoas e das que queiram investir aqui. Um exemplo é o fim da burocracia”, salientou Luiz Otavio, ao afirmar que hoje, no Estado, uma empresa é aberta em três dias e a meta do Governo é reduzir esse tempo para 24 horas.
Ao lado do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, do diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, e do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, além de diretores e conselheiros da Fiea, o secretário Luiz Otavio Gomes destacou a segurança jurídica que o Governo de Alagoas proporciona aos empreendedores.
O secretário frisou, também, que o pequeno negócio é a aposta do Governo para diversificar a pauta exportadora alagoana, ainda dominada pelo setor sucroalcooleiro, e anunciou o investimento na Cadeia de Moda, com o Centro de Murici e a licitação para o polo de confecções de Delmiro Gouveia.
Participaram da abertura do Seminário o superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Alagoas, Expedito Neiva; o representante da Caixa Econômica Federal, Cleber Jurema; e o vereador Marcelo Malta, representando a Câmara de Maceió.
Sempex – O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), é um dos parceiros da Fiea na realização do Seminário de Promoção às Exportações (Sempex), bem como o Banco do Nordeste, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (RedeCIN).
O Sempex apresentou casos de sucesso de empresas exportadoras e trouxe a Maceió especialistas em comércio internacional que palestraram para profissionais e estudantes da área. Já o Encontro Internacional de Negócios (Enin), que acontece na quinta (12) e sexta-feira (13), consiste em rodadas de negócios entre empresários locais e compradores internacionais e visa diversificar a pauta exportadora do Estado por meio da inserção dos produtos no mercado externo de forma sustentável e permanente.