quarta-feira, 11 de maio de 2011

Samu treina profissionais de Marechal Deodoro, Joaquim Gomes e Rio Largo

Objetivo é capacitar técnicos de enfermagem e condutores socorristas a partir de conhecimentos básicos para o atendimento em urgência e emergência

Repórter: Arnaldo Santtos
Foto: Fabiano Di Pace

Profissionais do Samu participam de capacitação
Profissionais do Samu que atuam nas bases de Marechal Deodoro, Joaquim Gomes e Rio Largo estão sendo capacitados no curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que termina nesta quarta-feira (11) e tem o objetivo de treinar técnicos de enfermagem e condutores socorristas a partir de conhecimentos básicos para o atendimento em urgência e emergência.
“São profissionais que estão sendo treinados para atuar nas mais diversas situações, que envolvem atendimento pré-hospitalar", destaca o gerente-geral do Samu Maceió, Iracildo Camelo.

O treinamento está sendo realizado no Núcleo de Educação Permanente (NEP), na Regional do Samu-192 em Maceió. Nesta quarta-feira, os profissionais terão aulas práticas realizadas em ambulâncias através de atendimento nos locais das ocorrências (nas ruas), supervisionadas pelos enfermeiros e médicos do Samu.

É fundamental que o profissional tenha condições de avaliar a situação de uma vítima de trauma e com isso realizar os procedimentos adequados de acordo os protocolos que definem o atendimento”, ressaltou Iracildo Camelo, destacando ainda a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para capacitar os profissionais com aulas teóricas e aperfeiçoamento prático do atendimento. 

Este primeiro módulo enfatiza o atendimento em imobilização, reanimação cardiopulmonar e noções básicas sobre regulação médica, mas teremos outros módulos para que o pessoal possa estar capacitado para fazer o atendimento adequado”, explicou o Coordenador do NEP e Gerente Médico do Samu Maceió, Carlos Adriano dos Santos Silva.

O treinamento também incluiu uma palestra sobre humanização no tratamento dado às vítimas de acidente que foi ministrado pela Assistente Social Ana Lúcia Soares Tojal. Ela destacou a importância da humanização do serviço de urgência e emergência com as vítimas por parte dos socorristas. “A preparação adequada das equipes, tanto na parte técnica - do atendimento - quanto no trato com a vítima de acidente, é essencial para o sucesso do atendimento”, explicou Ana Tojal.