quarta-feira, 11 de maio de 2011

Seagri capacita técnicos em ordenha manual higiênica

Profissionais acompanham agricultores familiares incluídos no Programa Alagoas Mais Leite e serão multiplicadores dessa prática

Diego Barros


Técnicos vão orientar agricultores sobre ordenha higiênica
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) vai capacitar 15 técnicos extensionistas em ordenha manual higiênica, nos dias 16 e 17 de maio, no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha.

A ação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite e objetiva capacitar os profissionais para que eles sejam multiplicadores dessa prática entre os agricultores familiares incluídos no programa.

Segundo o gestor do Alagoas Mais Leite, Renato Carvalho, a ação terá como resultado a melhoria na qualidade do leite. “Isso é bom tanto para o criador, que vai adotar boas práticas na ordenha para ter um leite com mais qualidade e obter melhoria de preço, quanto para o consumidor, que vai ter um produto mais seguro”, destacou.

Ele informou ainda que entre os técnicos que serão capacitados estão zootecnistas e médicos veterinários, que atuam no Alto Sertão, Médio Sertão, Bacia Leiteira, Agreste e Baixo São Francisco.

Na segunda-feira (16), haverá a parte teórica da capacitação. Na terça-feira (17), a parte prática vai tratar do uso de um kit de ordenha manual higiênica. A capacitação será ministrada pelo técnico da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Amaury Santos.

“Essa atividade prática será realizada por volta das 6h, numa pequena propriedade no entorno da cidade de Batalha, para mostrar aos técnicos como deve ser feito na prática, durante a ordenha do pequeno criador”, citou o gestor do Alagoas Mais Leite.

Segundo Renato Carvalho, a Seagri, por meio do Programa Alagoas Mais Leite, vai distribuir, via permissão de uso, mil kits de ordenha manual higiênica aos agricultores familiares incluídos no programa. “Antes disso, estamos capacitando os técnicos para que depois eles saibam orientar melhor os criadores a usar o kit”, salientou.

As associações de pequenos criadores já começaram a receber, por meio de uma permissão de uso, tanques de resfriamento de leite, máquinas forrageiras para preparar o alimento do gado, kits de inseminação artificial e caminhões-tanque para transporte do leite.