quinta-feira, 12 de maio de 2011

Adeal distribui palma resistente à cochonilha do carmim

As plantas estão sendo entregues a produtores que tiveram as plantações atingidas pela praga, no início do ano

 Renata Amorim

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), começou a distribuir, esta semana, raquetes de palmas de uma espécie resistente à cochonilha do carmim.

As plantas estão sendo entregues a produtores que tiveram as plantações atingidas pela praga, no início do ano. Ao todo serão contemplados produtores de Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco e Canapi. As raquetes são da espécie Palma Alagoas e desenvolvida pelo departamento de pesquisas da Seagri. A planta é utilizada com o objetivo de controlar a cochonilha do carmim. 

“Apesar dos focos estarem controlados, a praga pode voltar a se estabelecer facilmente, por isso o caminho mais seguro é trocar a plantação por espécies resistentes”, explica Maria José Rufino, gerente de Defesa Vegetal da Adeal. Descoberta em palmais alagoanos em janeiro, a cochonilha do carmim vem sendo controlada com sucesso. 

As 19 propriedades que tiveram focos identificados são monitoradas quinzenalmente por técnicos da Adeal e, em todas elas, a infestação da praga está controlada. Responsável por grandes prejuízos em plantações de palmas, a cochonilha do carmim pode ser transmitida facilmente por meio do vento, pêlo de animais e até mesmo de vestimentas.

A Adeal orienta aos produtores a observarem constantemente suas plantações. Ao localizarem uma mancha branca nas raquetes de palma, parecido com um mofo, o produtor deve espremer o local. A cochonilha é identificada se desse local sair um líquido vermelho.

Nesses casos, a Adeal deve ser comunicada imediatamente. O contato pode ser feito diretamente em um dos escritórios da agência pelo telefone 0800 082 0040 ou endereço eletrônico info@adeal.al.gov.br.