quinta-feira, 12 de maio de 2011

Processos da Junta Comercial serão digitalizados

Itec pretende digitalizar e disponibilizar pela internet cerca de 5 milhões de documentos da Junta

Isabelle Carvalho

Documentos da Juceal serão digitalizados pelo Itec
As prateleiras da Junta Comercial do Estado Alagoas (Juceal) guardam uma média de 5 milhões de documentos de empresas alagoanas. Para facilitar o acesso e garantir a integridade desses documentos, a Juceal firmou convênio com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), que inicia os trabalhos de digitalização.

A medida vai favorecer a implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro de Empresas e Negócios (Redesim), sistema que vai facilitar a abertura de empresas em Alagoas ao permitir que o trabalho de abertura, fechamento e legalização de empresas possa ser feito através da internet. 

O trabalho do Núcleo de Gestão de Documentos do Itec (Nged) vai complementar os serviços da Redesim com o acesso virtual aos documentos. “Firmamos este convênio com o Itec como forma de deixar o arquivo mais acessível para rede pública e para o contribuinte”, complementa o diretor-presidente da Juceal, José Lages.

A importância dos arquivos da junta comercial vai além da utilidade burocrática, conta uma história de mais de 40 anos do comércio local.  O acervo vai receber tratamento especial do Nged, que além de digitalizar, também trabalha na recuperação dos arquivos. O Núcleo foi reativado em julho do ano passado e concluiu a digitalização de 375 processos, perfazendo um total de 42 mil imagens para a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

“Concluímos a digitalização dos processos oriundos da Procuradoria e da Fazenda, que tinham a finalidade de atender ao convênio do Governo do Estado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e agora iniciaremos a digitalização dos documentos da Junta Comercial”, confirma o coordenador do Nged, Kleber Ivo.

O convênio também prevê a certificação digital dos documentos para que no futuro os processos sejam exclusivamente digitais. O Itec está estabelecendo parceria com a Imprensa Oficial de São Paulo (Imesp) para começar os trabalhos de certificação. 

Para atender a demanda do Estado, o Nged conta com uma infraestrutura de duas máquinas scanner que digitalizam 70 mil páginas por hora, nove estações de trabalho e um servidor com capacidade de 1 TB (mil gigabytes) para fazer o backup diário dos arquivos. A estrutura é interligada ao Datacenter do Itec através de fibraótica.