quinta-feira, 12 de maio de 2011

Congresso Brasileiro da Raça Santa Inês discute melhoramento genético

Representantes de produtores rurais e do governo do Estado fizeram a abertura oficial do congresso, nesta quinta-feira, em Maceió

Diego Barros

Congresso da Raça Santa Inês acontece até esta sexta-feira
Os assuntos referentes ao melhoramento genético da raça de ovelhas Santa Inês estão em debate nesta quinta (12) e sexta-feira (13), em Maceió, durante o VII Congresso Brasileiro da Raça Santa Inês, como parte da programação da II Expoalagoas Genética, no Parque da Pecuária.

Os temas das principais palestras tratam de reprodução animal, melhoria genética de ovinos e caprinos, manejo de ovelhas gestantes, manejo de cordeiros do nascimento ao desmame, planta frigorífica para ovinos e caprinos em Alagoas e Novo Código Florestal do Brasil.

Segundo o presidente da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), Teodorico Araújo, o rebanho de ovinos no Estado é superior a 200 mil animais. “Esses são números do IBGE e eles representam o quanto esse segmento é importante para Alagoas, para os pequenos criadores, que dependem da criação de ovelhas e cabras para geração de renda”, frisou o presidente da Accoal.

Ele também destacou que diminuiu o número de criadores que fazem o melhoramento genético da raça, mas aumentou a quantidade de criadores que destinam animais para o abate. “É preciso que haja esse melhoramento para que os animais deem resultados para os criadores e também para o agricultor familiar”, completou.

Ainda durante a abertura oficial, o vice-presidente da Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), Marco Maranhão, destacou o empenho de Alagoas na realização de todas as edições do congresso em Maceió. “Outras associações, de outros Estados, têm demonstrado interesse em levar o congresso para lá, em torná-lo um evento rotativo, cada ano num local diferente”, analisou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, enfatizou as parcerias do governo estadual com os produtores. “Todos os compromissos deste governo com os produtores rurais alagoanos estão sendo cumpridos. É um governo que têm as portas abertas para dialogar e ouvir as necessidades do segmento”, salientou Álvaro Almeida.

Para o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho Júnior, uma das principais ações do governo em prol do fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura são as ações do Programa Alagoas Mais Ovinos. “Por meio desse programa, já foram repassados aos pequenos criadores, por meio de um contrato de empréstimo, mais de 5 mil animais. Eles vão dar origem a animais melhorados geneticamente, vão gerar renda para as famílias de agricultores”, narrou.

“Foi determinação do governador Teotonio Vilela apoiar esse segmento, por isso buscamos a parceria da Acooal, do APL e das prefeituras para selecionar as famílias, capacitar e repassar os animais”, explicou o secretário adjunto.

Inscrição para bolsistas – José Marinho Júnior também falou sobre uma seleção para 85 bolsistas, que foi lançada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). “Os selecionados vão atuar no serviço de assistência técnica e extensão rural, prestando orientação aos agricultores, facilitando o acesso às políticas públicas”, frisou.

As inscrições para o Programa de Bolsas de Apoio Técnico em Extensão Rural vão até o dia 20 de maio. Os interessados devem conferir o edital, no site da Fapeal (www.fapeal.br), e depois se dirigir à sede da Seagri, em Maceió, para fazer a inscrição.