quinta-feira, 12 de maio de 2011

Governo terá apoio do MP para reduzir números de acidentes de trânsito

 No ano passado, foram registrados 8.170 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito no HGE

Luciana Mendonça

Sesau e MP discutem ações para reduzir acidentes de trânsito
Os acidentes de trânsito representam a segunda causa de morbimortalidade em Alagoas. Para traçar estratégias que resultem na redução de acidentes no trânsito, o Comitê Estadual de Trânsito reuniu, nesta quinta-feira (12), representantes de diversos órgãos para discutir um plano compartilhado de ações. 

Entre as medidas discutidas estão campanhas educativas, capacitação para os agentes de trânsito e a realização de um trabalho efetivo de fiscalização no trânsito, principalmente destinado aos motociclistas. O Ministério Público garantiu apoiar esse trabalho.

O coordenador do Comitê, Eloy Yanes Martin, informou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já desenvolve ações de Promoção da Saúde com o foco na redução de acidentes de trânsito. “É importante aprimorar as ações para salvar vidas e, por isso, é fundamental a união de todos os segmentos da sociedade para consolidar as políticas públicas para redução de acidentes de trânsito em Alagoas”, disse.    

A promotora Marluce Caldas, também integrante do Comitê, garantiu o apoio do Ministério Público e sugeriu que sejam feitas mais capacitações para as pessoas envolvidas com o trabalho de fiscalização no trânsito. “Lei nós já temos, precisamos é fiscalizar melhor, porque o número de mortes no trânsito é muito alto. Também iremos trabalhar uma maior utilização das faixas de pedestres e desenvolver uma cultura de paz no trânsito", disse a representante do Ministério Público de Alagoas.

De acordo com os dados do Hospital Geral do Estado (HGE), no ano passado foram registrados 8.170 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, ocasionando um alto custo para o Sistema Único de Saúde (SUS), dinheiro que poderia ser investido em outras ações.

No Brasil, em 2010, foram realizadas 145.920 internações de vítimas dos acidentes no trânsito financiadas pelo SUS, com um custo de aproximadamente R$ 187 milhões. Os homens representaram 78,3% das vítimas (114.285), enquanto as mulheres representaram 21,7%. A maioria das pessoas internadas tinha entre 15 e 59 anos: faixa etária de 84,9% dos homens e 70,8% das mulheres.

Os dados do Ministério da Saúde também mostram que a cada 100 mil brasileiros, 76,5 foram internados em 2010 em decorrência de acidentes no trânsito. As maiores taxas são entre os motociclistas (36,4 por 100 mil) e pedestres (20,5 por 100 mil).

Também ficou definida a realização de um novo encontro com representantes de repartições públicas como DER, Detran, PRF, BPRV, SMTT's, Educação, Sesau, MPE, revendedoras de motocicletas, etc. A ideia é realizar, num segundo momento, um fórum sobre o trânsito, principalmente em Maceió e Arapiraca. 

O Comitê Estadual de Trânsito foi instituído em 2007, com o objetivo de estimular as ações intersetoriais. A iniciativa busca o desenvolvimento integral das ações de Promoção de Saúde para redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito em Alagoas.