quinta-feira, 12 de maio de 2011

Evento para agricultores acontece na próxima quinta-feira

Encontro vai tratar de mudanças legislativas e de estratégias de comercialização; representantes de dois ministérios e governador estarão presentes
Larissa Bastos
Já está tudo pronto para o Encontro Estadual de Comercialização na Agricultura Familiar. Os últimos acertos para o momento – que acontece no próximo dia 19, no auditório do Palácio República dos Palmares – foram definidos em reunião do Fórum “A Sefaz e a Sociedade”, realizada nesta quinta-feira (12), com todos os parceiros envolvidos.
Com o objetivo de discutir e apresentar as políticas públicas de incentivo à comercialização para as mercadorias do campo, o evento acontece durante todo o dia e vai contar com três apresentações culturais. Enquanto uma banda de pífanos e dois repentistas vão animar a abertura e o horário do almoço, o grupo Pisa na Fulô, original de Teotônio Vilela, vai se encarregar do encerramento.
A programação será centrada em duas mesas temáticas, coordenadas pelas Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri). As palestras, que também terão a participação do Sebrae, vão tratar de acesso a mercados e dos instrumentos operacionais necessários ao processo de venda da produção.
Representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), além de 53 prefeitos e secretários municipais, já confirmaram presença. Entre os convidados, estão também cooperativas de agricultores, federações ligadas à área e trabalhadores do campo. Ao todo, são esperadas cerca de 300 pessoas.
O Encontro Estadual de Comercialização na Agricultura Familiar vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e dos secretários da Fazenda, Maurício Toledo, e da Agricultura, Jorge Dantas, e deve servir para esclarecimentos sobre as recentes mudanças legislativas que beneficiam os agricultores alagoanos e para o estudo de estratégias de comércio e logística.
Os interessados em participar já podem garantir uma vaga acessando o endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (http://www.agricultura.al.gov.br). A ficha de inscrição está disponível logo na página inicial, do lado direito da tela. Para se inscrever, basta clicar no banner e preencher o documento.