quinta-feira, 12 de maio de 2011

Decretada situação de emergência em nove municípios alagoanos

Publicações estão no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira

Cadu Epifânio

A edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial do Estado traz a homologação dos decretos, datados do último dia 3, que colocam nove municípios alagoanos em situação de emergência, devido aos efeitos devastadores das chuvas. O governador Teotonio Vilela Filho, no primeiro dia da nova tragédia que se abateu sobre Alagoas, sobrevoou e desceu nas cidades mais castigadas pelo perídodo chuvoso para conferir de perto a proporção do estrago causado pelas chuvas. 

“A situação não é fácil para estes municípios e com os trâmites legais resolvidos, os recursos para ajudar estas localidades devem chegar em breve”, assegurou. Foram homologados os decretos dos municípios de Colônia de Leopoldina, Campestre, Novo Lino, Porto de Pedras, Jacuípe, Jundiá, Japaratinga, São Miguel dos Milagres e São Luiz do Quitunde. Os decretos têm validade de 90 dias.

Homologada a situação de emergência nos municípios, o governo federal pode enviar às cidades os recursos financeiros assegurados pela União. Alagoas já conseguiu R$ 1 milhão para a realização de medidas emergenciais nas cidades. Segundo dados da Defesa Civil do Estado, 3.739 pessoas foram prejudicados pelas fortes chuvas deste mês. Roupas, mantimentos, colchões, material de limpeza e medicamentos estão sendo distribuídos nos municípios afetados.