quinta-feira, 12 de maio de 2011

Secretaria da Mulher prestigia quilombola que completa 109 anos

Dona Anézia Maria da Conceição se considera uma pessoa de sorte
Lívia Santana
Dona Anézia completou 109 anos no último dia 8
Parte da equipe que compõe a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos foi, nesta quarta-feira (11), à Comunidade Quilombola de Santa Luzia do Norte, prestigiar a senhora Anézia Maria da Conceição, que completou, no último dia 8, 109 anos.
“Levamos bolo, refrigerante, doces e salgados e fizemos a festa com Dona Anézia e sua família. Conversamos e ouvimos histórias. Foi muito produtivo prestigiar uma pessoa de 109 anos e lúcida, grandemente agraciada pela família. Se não for a mais velha do Estado, é uma das mais velhas. Foi uma honra para nós”, ressaltou uma das assessoras técnicas da Secretaria da Mulher, Eliliane Bazelenitz.
Dona Anézia integra uma das 30 famílias quilombolas de Santa Luzia do Norte que nasceu no Engenho Candu, na região dos Quilombolas. Seu pai trabalhava no Engenho da família da Dona Nana, quando decidiu ir embora para outra cidade. Segundo informações da família, Dona Nana pediu ao pai de Anézia que a deixasse para ela criar. “Tenho muita gratidão pela Dona Nana”, disse Anézia Maria.
A aniversariante é filha de Cecília Maria da Conceição e deu origem a uma grande família formada por 101 pessoas. São cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres, 41 netos, 25 bisnetos, 20 trinetos e 10 tetranetos. “Sou uma pessoa de sorte, todos gostam muito de mim”, enfatizou Dona Anézia.
Também foram prestigiar Dona Anézia, as assessoras técnicas da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Fátima Canuto e Ângela Machado.