quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sesau destaca importância de estoque estratégico de medicamentos

Somente esta semana, dez municípios receberam kits de medicamentos destinados às áreas da atenção básica e pré-hospitalar

 Luciana Mendonça

Fábio destaca importância de um planejamento estratégico
Com seu estoque de medicamentos e correlatos assegurados para suprir as necessidades das unidades da rede estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF), iniciou uma verdadeira operação para socorrer os municípios atingidos pelas chuvas em Alagoas. Desde o início das chuvas, equipes da DAF se revezam para garantir os medicamentos necessários para assistência aos desabrigados. 

Somente esta semana, dez municípios receberam kits de medicamentos destinados às áreas da atenção básica e pré-hospitalar. Hipoclorito e cloro líquido também estão sendo encaminhados para melhorar a qualidade da água consumida e limpeza dos prédios e casas tomados pela lama e o lixo. Até soro antiofídico, vacinas e material para curativos estão sendo encaminhados pelo Governo do Estado. 

O diretor de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, informou que o abastecimento emergencial só foi possível por causa do planejamento estratégico adotado pela Sesau para atender os municípios em situação de epidemia e catástrofe, como ocorreu em 2010, em Alagoas, e atualmente nos municípios de Colônia Leopoldina, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga, São Luiz do Quitunde, Campestre, Marechal Deodoro, Paripueira, Novo Lino e Jacuípe. 

Fábio Pacheco disse ainda que, por meio da Gerência do Núcleo Central de Medicamento, já está elaborando um processo de compra de medicamento voltado para atenção básica, conforme a Portaria GM 2982/2009, para repor os estoques dos remédios que foram destinados aos municípios. “O inverno nem chegou e Alagoas já vem sofrendo com as chuvas, por isso, estamos em alerta para não faltar os medicamentos”, ressaltou Pacheco, informando que a compra será feita com recursos estaduais.  

Na última terça-feira (10), três caminhões foram encaminhados aos municípios abastecidos com medicamentos. Cada kit composto por 32 itens de medicamentos para tratamento de verminoses, doenças de pele, hipertensão, diabetes, diarreia, desidratação, vômito, além de antibióticos para infecções diversas; soro oral, venoso e 20 correlatos, a exemplo de material para curativos, proteção individual e outros. Os kits de medicamentos distribuídos foram baseados no que preconiza o Ministério da Saúde em situação de catástrofe.