terça-feira, 10 de maio de 2011

Em Brasília, secretário expõe situação dos municípios atingidos pelas chuvas e pede mais recursos

Projeto de renovação das cozinhas emergenciais já está sob análise no Ministério da Integração Nacional

Emília Bezerra

Secretário esteve nesta terça em Brasília, em busca de recursos
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, reuniu-se na tarde desta terça-feira (10) com o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, no Ministério da Integração Nacional, em Brasília. O secretário solicitou novos recursos para assistência às vítimas das enchentes em Alagoas.

Durante a audiência, Palmeira expôs a situação das famílias alagoanas atingidas pelas fortes chuvas do ano passado, e também a das que já sofrem as consequências das enchentes deste ano. A superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Ana Paula Quintella, o senador Benedito de Lira e o coronel Alvarez, da Defesa Civil Estadual, também participaram do encontro.

Entre os assuntos em pauta, foi discutida a manutenção das cozinhas emergenciais que atendem às famílias vitimadas em 2010. Essas cozinhas produzem cerca de 18 mil refeições diárias e representam garantia nutricional à população desabrigada. “Em relação às cozinhas emergenciais, o projeto de renovação foi apresentado e está sob análise do Ministério”, adiantou o secretário.

Também se encontra tramitando no Ministério de Integração Nacional a liberação de R$ 1 milhão para medidas emergenciais nos municípios atingidos pelas enchentes deste ano. O valor foi solicitado na semana passada, quando o governador Teotonio Vilela Filho e secretários de Estado estiveram reunidos em Brasília.

O secretário da Assistência Social considerou positivo o resultado da reunião desta terça-feira (10). Ele retorna a Alagoas nesta quarta-feira (11), para comandar as ações que estão sendo desenvolvidas nos municípios alagoanos atingidos pelas chuvas. Ainda esta semana, Palmeira se reúne com os prefeitos dessas cidades para fazer um balanço do que já foi feito e das ações emergenciais que ainda precisam ser adotadas.

Até agora, foram distribuídas 50 toneladas de alimentos, dois mil kits de higiene, dois mil colchões, dois mil cobertores e 30 mil litros d’água, de acordo com a necessidade de cada cidade. Tudo isso com recurso disponibilizado pelo governo do Estado de Alagoas.