terça-feira, 10 de maio de 2011

Estado reforça mobilização nos municípios para atingir meta de vacinação

Desde a abertura da campanha de vacinação até esta terça-feira (10) já foram vacinadas 247.777 pessoas, número que corresponde a 53,41% da meta
 
Luciana Mendonça

“Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”, este é o slogan da campanha de vacinação deste ano, que vem mobilizando diversos alagoanos a tomar a vacina contra gripe.  Para incentivar crianças, gestantes, trabalhadores de saúde e idosos a tomar a vacina, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desde o dia 25 de abril, vem desenvolvendo ações em parceria com os municípios. 

“A principal intervenção preventiva em saúde pública é, sem dúvida, a vacinação. O trabalho desenvolvido pela Sesau em parceria com os municípios é fundamental, por isso, estamos unindo todos os esforços para alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

De acordo com a gerente do Programa de Imunização de Alagoas, Denise Castro, desde a abertura da campanha de vacinação até esta terça-feira (10) já foram vacinadas 247.777 pessoas, número que corresponde a 53,41% da meta. Para o estado de Alagoas a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80%, o que corresponde que 463.901 pessoas, que devem ser vacinadas no Estado.   

“Nosso objetivo é atingir a meta de 80% e, por isso, a Sesau em parceria com os municípios tem realizado diversas ações importantes, a exemplo de visita de apoio técnico aos municípios, monitoramento das coberturas vacinais, divulgação na mídia sobre a campanha, além de serem disponibilizados veículos com tração para as áreas de difícil acesso”, ressaltou.   

Segundo Denise Castro, é fundamental que todas as pessoas do público-alvo sejam vacinadas, pois elas são mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe. “Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação”. 

De acordo com os dados do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, em Alagoas já foram vacinadas 50.260 crianças, 25.576 trabalhadores da saúde, 22.440 gestantes, 4.931 índios e 144.570 idosos. A campanha acontece até o dia 13 de maio nos posto de saúde. Também foram montados posto de vacinação nos shopping, supermercados e no Lacen.