terça-feira, 10 de maio de 2011

Segurança conclui primeira etapa do Acordo de Cooperação Técnica

Etapas serão concluídas gradativamente até obtenção de resultados satisfatórios na queda da criminalidade

Amélia Sandes

O secretário Adjunto da Defesa Social, delegado José Edson de Freitas Júnior, e o coordenador de Planejamento da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), coronel Marcus Vinicius Gomes, estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (10), com representantes das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros para concluir a primeira etapa do planejamento estratégico de Alagoas, após análise do Acordo de Cooperação Técnica que estabelece metas para as três forças de segurança, com o objetivo de diminuir a criminalidade no Estado.

Na ocasião, ficou determinada a compatibilidade territorial de atuação dos órgãos executivos de Defesa Social em torno do Estado de Alagoas. São 25 áreas divididas em quatro regiões. Só a região metropolitana está dividida em 11 áreas. Cada uma delas abrange um número aproximado de 100 mil habitantes.

Cada área terá um representante da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, que gerenciarão as necessidades e as peculiaridades de cada região, que serão posteriormente discutidas com o governador Teotonio Vilela. Os responsáveis de área também definirão as metodologias de trabalho.

O planejamento estratégico é o mesmo utilizado nos estados de Minas Gerais e de Pernambuco, com índices positivos no quesito baixa no número de crimes. O projeto de segurança é a união das forças onde cada instituição tentará diminuir os índices de violência, especialmente homicídios, desde o abortamento da ação criminosa, até o socorro mais rápido quando o fato for consumado. 

Em Alagoas haverá sequência na implantação da gestão por resultados com estabelecimento de metas e estudos periódicos de adaptação com verificação de números. A meta é reduzir a criminalidade estabelecendo um percentual através de estudo técnico para cada área do Estado, com a ajuda de todas as instituições de segurança. 

Para o delegado José Edson, “é preciso dar início ao Acordo que já apresenta resultados positivos em outros estados”, falou. Para ele, o serviço vai dar resultados ainda melhores se estiver atrelado à produção com bonificação.

Segundo o coronel Vinicius, é preciso vencer as etapas e acreditar que o projeto dará certo. “O governador está valorizando a segurança e nos dando apoio para buscar soluções para o fim da criminalidade”, afirmou.

Com a conclusão da primeira etapa de compatibilização das áreas e da nova visão operacional, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil terão um prazo para encaminhar à Seds os nomes dos servidores responsáveis pelas áreas definindo as competências.

Estavam na reunião representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, como o comandante de Policiamento da Capital, coronel Gilmar Batinga, comandante de Policiamento do Interior, coronel Luiz Bulgarim, o comandante operacional de Bombeiros do Interior, coronel José Berilo Cruz, e Diretores de Polícia Judiciária da Área 1, como o delegado Kelmann Vieira.