terça-feira, 10 de maio de 2011

Escolas alagoanas têm até junho para se inscrever no Prêmio Gestão Escolar

Apresentação da versão estadual do prêmio ocorreu nesta terça-feira (10); escola vencedora vai representar o Estado na etapa nacional do evento

Ana Paula Lins
Foto: José Demétrio

Versão estadual do prêmio foi apresentada nesta terça-feira
As escolas públicas das redes municipais ou estadual têm até o dia 17 de junho para se inscrever na etapa alagoana do Prêmio Gestão Escolar. Uma parceria entre Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) e Fundação Roberto Marinho, o prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem por meio do reconhecimento de práticas eficazes de gestão escolar. A unidade vencedora vai representar Alagoas na versão nacional do prêmio.

Na manhã desta terça-feira (10), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) reuniu seus técnicos, diretores de escolas e representantes das coordenadorias regionais de educação (CREs) para apresentar a versão estadual do prêmio. Na ocasião, foram expostas as regras para a inscrição e a importância das escolas do estado encaminharem os projetos, divulgando as suas práticas pedagógicas bem sucedidas.

Será vencedora a escola que registrar o melhor desempenho em quatro critérios: gestão pedagógica, gestão de resultados educacionais, gestão participativa e gestão de serviços e recursos. Caberá às coordenadorias divulgar e orientar as unidades de ensino municipais e estaduais, as quais serão selecionadas pelo comitê gestor da etapa estadual do prêmio.

De acordo com a superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Angela Costa, este ano, a principal novidade será a inscrição e a autoavaliação online das escolas por meio do site do Consed (www.consed.org.br). “Temos escolas com excelentes práticas educacionais, que, muitas vezes, não são conhecidas pela população. O prêmio Gestão é uma oportunidade para a divulgação destas experiências de forma a valorizar as escolas e incentivar a melhoria contínua do processo educacional”, destaca.

Experiência - Em 2010, a Escola Estadual Geraldo Melo, no conjunto Graciliano Ramos, foi a vencedora da etapa estadual do prêmio. O diretor da unidade de ensino, Nilson Ferreira, conta que a conquista fortaleceu a motivação e a autoestima da escola e reafirmou a importância do planejamento nas atividades didáticas.

Além disso, graças ao prêmio, o educador, ao lado de outros 26 diretores brasileiros de escolas públicas, teve a oportunidade de fazer um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos e conhecer a realidade da educação pública daquele país, uma ação financiada pela embaixada americana no Brasil.

“Participar do Prêmio Gestão é conhecer a escola em sua essência, saber quais são seus pontos fracos e fortes e se deparar com novas realidades e experiências de forma a buscarmos melhorias para o nosso sistema”, resume Ferreira.