terça-feira, 10 de maio de 2011

Sesau faz novo alerta contra a dengue e orienta que mobilização deve continuar

Número de casos da doença continuam diminuindo em Alagoas e população deve continuar alerta para não deixar o mosquito se proliferar

Mônica Lima

Ações de combate à dengue devem continuar em Alagoas
Apesar da redução dos casos de dengue em Alagoas apresentada no ultimo Boletim Epidemiológico, em comparação ao mesmo período em 2010, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a necessidade de continuidade das ações de mobilização em parceria com os municípios.

O boletim 17, divulgado no fim da tarde desta terça-feira (10) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, mostra que, no período de janeiro a 30 de abril de 2011, foram notificados 5.172 casos suspeitos da doença. Os dados apontam que está havendo uma queda do número de casos, uma vez que nessa última semana foram registrados 234, contra 314 da semana 16.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, há uma redução, mas o alerta deve continuar, pois o registro de casos ainda é considerado muito alto. “Desde março, o número de mortes confirmadas tem se mantido, graças ao trabalho integrado com os municípios. Vamos continuar mobilizando a todos para frear a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, ressaltou Toledo.

Dos 5.172 casos que foram notificados, foram confirmados 1.514 e estão sob investigação 3.152. De forma grave da doença, os técnicos da Sesau notificaram 97, sendo que 29 tiveram resultado positivo e 58 ainda estão sendo investigados.

Ainda se encontram em situação epidêmica sete municípios alagoanos, porque apresentam taxa de incidência superior a 300 casos notificados por 100 mil habitantes. As cidades são: Belém, Colônia de Leopoldina, Estrela de Alagoas, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Rio Largo. Outras 21 estão em situação de alerta já que apresentaram taxa de incidência superior a 100 e inferior a 300 casos notificados/ 100.000 habitantes.

Mesmo com a redução do número de casos, a diretoria de Vigilância Epidemiológica continua alertando a população para que adote os cuidados necessários, com a finalidade de evitar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, evitando deixar recipientes com água, pneu no quintal, tampas de refrigerantes, entre outros. A Secretaria de Estado da Saúde vem realizando ações nos municípios alagoanos, como orientação aos moradores e palestras educativas.