segunda-feira, 9 de maio de 2011

Oficinas debatem implantação da política de segurança alimentar e nutricional no Estado

Municípios da região norte foram os primeiros a participar das capacitações

Maria Barreiros 

Com o objetivo de fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional do Estado e elaborar ações para a implantação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) em Alagoas, conselheiros, técnicos e gestores municipais se reuniram nesta segunda-feira (9), no Hotel Enseada, com a secretária-adjunta de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Vergetti, e com técnicos da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades.

Os municípios da região norte do Estado foram os primeiros a ser contemplados com as oficinas. Segundo Juliana Vergetti, os conselhos municipais da Educação, Saúde, Assistência, Direitos da Criança e do Adolescente, e os conselhos das entidades de classe da assistência social, estão presentes na discussão.

“Trabalhando integrados, eles podem construir uma Lei Orgânica de Segurança Alimentar ainda mais fortalecida. Essas oficinas são de grande importância para a política de segurança alimentar, pois é o início do investimento que o governo federal fez nos Estados que apresentaram um projeto na área”, explicou Juliana Vergetti.

Ainda de acordo com a secretária-adjunta, o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) vem para organizar a política de segurança alimentar, da mesma forma que o Sistema único de Assistência Social (Suas) gerencia a política de Assistência e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro objetivo é tornar público os projetos e ações que estão sendo realizados no Estado, como a criação da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional, que gerencia programas como a distribuição de sopa e cestas nutricionais; o Programa de Aquisição de Alimentos, as cozinhas emergenciais e o Programa do Leite. As oficinas também propiciam a ampliação de conhecimento entre gestores e conselheiros municipais.

A superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, Ana Paula Quintella, alerta que um representante de cada conselho municipal do Estado deve participar dessas capacitações. As atividades estão divididas em sete regiões, e as despesas relativas ao transporte, hospedagem e alimentação ficarão a cargo da Seades. As próximas oficinas acontecem com os municípios da Zona da Mata, nos próximos dias 16 e 17 de maio.