Documento é essencial para o agricultor familiar obter crédito e ter acesso a políticas públicas
Diego Barros
Extensionistas rurais da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) que atuam na Região Agreste serão capacitados, nesta terça-feira (10), em emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
A DAP é o documento que o agricultor utiliza para obtenção de crédito, para adesão ao Garantia Safra e para acessar políticas públicas com foco na comercialização, como a venda para a merenda escolar e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A capacitação será a partir das 8h, na Gerência Regional, em Arapiraca. De acordo com o diretor de Extensão Rural da Seagri, Ruy Falcão, que vai ministrar o treinamento, a DAP pode ser obtida nos escritórios locais da Seagri ou nos sindicatos de trabalhadores rurais.
“Setenta e cinco por cento das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) que são emitidas pela Secretaria têm como objetivo subsidiar os agricultores que procuram as instituições financeiras para obter o crédito por meio do Pronaf B”, esclareceu Ruy Falcão.
A reunião desta terça-feira também vai servir para que os técnicos de extensão rural façam o planejamento das ações locais. “São ações com foco no acompanhamento dos agricultores, na orientação. O trabalho desses técnicos visa facilitar o acesso do agricultor aos programas que são conduzidos pela Seagri”, frisou a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Rita de Cássia.
Calendário – Na quarta-feira (11), a capacitação para emissão de DAP e planejamento das ações vai ocorrer em Penedo, com os técnicos que atuam na região do Baixo São Francisco. E na sexta-feira (13), a reunião será em Maceió e vai contar com os técnicos da Regional Grande Maceió e Litoral Norte.
No mês de abril, já foram capacitados em emissão de DAP e fizeram o planejamento de ações locais os técnicos da região da Zona da Mata, Bacia Leiteira, Médio Sertão, Alto Sertão e Vale do Paraíba.