Pernambuco também poderá ter quadro chuvoso nas regiões que fazem divisa com Alagoas
Victor Guerra
Dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) apontaram nesta segunda-feira (9) que nos próximos dias podem acontecer chuvas isoladas e esparsas em todo o estado e com maior frequência nas regiões do Litoral Norte e Zona da Mata. Já a Previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também aponta para possibilidade de chuvas na região pernambucana que faz divisa com Alagoas.
Para esta terça-feira (10), a previsão da Diretoria de Meteorologia aponta tempo parcialmente nublado com chuvas esparsas e isoladas em todo o estado, principalmente para o Litoral Norte e Zona da Mata. Na quarta-feira (11), o tempo deverá permanecer nublado em todo o estado, com chuvas isoladas no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. As temperaturas deverão girar em torno de máximas entre 29°C e 32°C e mínimas entre 21°C e 23°C, com ventos predominantes vindos do leste.
Em Pernambuco, a previsão da Apac tanto para terça quanto para quarta-feira aponta para tempo nublado com possibilidade de chuva forte nas regiões da Zona da Mata Meridional e Agreste, que podem afetar as bacias hidrográficas dos rios Jacuípe, Mundaú e Paraíba. Equipes da Semarh estão em contato com o órgão pernambucano e trocando informações sobre os dados hidrometeorológicos das regiões dos dois estados.
Apesar do quadro chuvoso, o diretor de Gestão Ambiental da Semarh, José Gino Oliveira, indica que ainda não se trata de uma situação de alerta, mas de atenção. “As chuvas em Alagoas podem causar alagamentos pontuais, mas a expectativa é de que o volume seja menor do que na semana passada. A atenção é com a previsão de chuva em Pernambuco, mas o nível dos rios Mundaú e Paraíba estão baixos. Apenas o rio Jacuípe, que continua com elevação alta, é que pode subir mais”.
“Já avisamos à Defesa Civil Estadual para estar atenta à situação e continuamos nosso monitoramento 24 horas, e em caso de verificarmos aumento no nível dos rios, imediatamente soltaremos um alerta geral para as regiões que poderão ser afetadas. Mas é importante que a população busque informações junto a órgãos oficiais como a Semarh, a Defesa Civil Estadual e as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, para evitar falsos boatos” – alertou o diretor de Gestão Ambiental.
Mais informações sobre a previsão meteorológica e o nível dos rios podem ser obtidas através do site www.semarh.al.gov.br ou através do twitter @semarh_al.