segunda-feira, 9 de maio de 2011

HGE ajuda na formação de 80% dos profissionais de saúde

Somente em 2010, 8.595 estudantes de diversas instituições participam de estágios na unidade de saúde

Ednar Costa

Um hospital que possui atividades acadêmicas, passa a ter uma visão diferenciada, porque se torna um centro de treinamento e desenvolvimento do conhecimento. É esse o perfil do Hospital Geral do Estado (HGE), unidade hospitalar de alta complexidade em urgência e emergência responsável pelo estágio curricular obrigatório de 100% dos médicos, enfermeiros e nutricionistas formados em Alagoas. Pelo HGE também passam cerca de 80% dos estudantes dos demais cursos da área da saúde.

“É inegável que o HGE disponibiliza hoje a melhor estrutura para a assistência de urgência e emergência de traumas e das ocorrências clínicas graves, a exemplo do Acidente Vascular Cerebral (AVC). O estudante que tem a oportunidade de estagiar aqui ganha eficiência no raciocínio clínico e agilidade na tomada de decisão por se habituar a atender a pacientes com todo tipo de patologia”, afirmou o cirurgião Amauri Clemente, gerente Acadêmico do HGE.

Em 2010, 8.595 estudantes de diversas instituições participaram de estágios no Hospital Geral do Estado. De janeiro a abril desse ano, 3.313 futuros profissionais percorreram as dependências do hospital aprendendo e acumulando experiências.

De acordo com Amauri Clemente, um hospital de ensino contribui para a melhoria da qualidade do atendimento prestado ao paciente, bem como para o aumento do comprometimento dos profissionais que têm a incumbência de preparar os alunos.

“Nossa vocação é salvar vidas e por isso não negamos assistência a nenhum paciente que procura o hospital. Por outro lado, estamos preocupados com as futuras gerações de profissionais de saúde e com o desenvolvimento científico no Estado. Além de estudantes de estágios, o HGE acolhe alunos de residência médica da Santa Casa de Maceió e do Hospital Universitário. Da Uncisal, recebemos os alunos residentes em enfermagem e multiprofissional”, informou.

No próximo ano, o Hospital Geral do Estado deverá ofertar residências em ortopedia e traumatologia, medicina de emergência e terapia intensiva. Após o término da obra de ampliação, serão implantadas residências em clínica médica, cirurgia geral, pediatria e anestesia. “Nosso intuito é transformar o HGE num polo de formação profissional de excelência com atividades de aprendizagem e pesquisa”, destacou o gerente Acadêmico.

O hospital, através da portaria 388 do secretário Herbert Motta, em setembro de 2009 passou a ser o hospital escola da Uncisal. As entidades parceiras são a Universidade Federal de Alagoas (Ufal); e as faculdades Integrada Tiradentes (Fits), de Alagoas (FAL), da Cidade de Maceió (Facima) e Alagoana de Administração (FAA); além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); escolas de enfermagem Santa Bárbara e Santa Juliana e Laboratório de Análises Clínicas e Ambientais (Labes).

Os estágios curriculares são em cursos de graduação, tecnológico superior e técnico profissionalizante. Os futuros profissionais são de medicina, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, nutrição, fisioterapia, radiologia, sistema biométrico e técnico em enfermagem e radiologia.

Centro de Estudos - Para promover e facilitar a difusão do conhecimento científico relacionado à assistência hospitalar, o HGE conta com o Centro de Estudos Prof. Rodrigo Ramalho, setor vinculado à gerência Acadêmica. Criado em 1992, o órgão disponibiliza material de consulta para capacitação e aperfeiçoamento científico, organiza, apoia e divulga eventos internos e externos, dá suporte à publicação de artigos, elabora uma revista científica e promove jornadas acadêmicas. 

O Centro também é responsável pela organização e manutenção da biblioteca do hospital, que conta com computadores e um acervo de mais de 300 obras entre livros e revistas disponíveis aos estudantes.