sexta-feira, 13 de maio de 2011

Governo reúne municípios para definir Plano de Contingência

Objetivo é orientar e facilitar o planejamento e a organização de ações voltadas para atender vítimas de inundações, com foco na prevenção de doenças

Josenildo Törres

Representantes dos municípios atingidos pelas chuvas nas últimas semanas estiveram reunidos nesta sexta-feira (13) para elaboração do Plano de Contingência, visando orientar e facilitar o planejamento e a organização de ações voltadas para atender vítimas de inundações, com foco na prevenção de doenças. “Queremos unir todos os esforços para minimizar o drama das vítimas das chuvas e garantir assistência na área da saúde”, disse o secretário da Saúde, Alexandre Toledo, que também participou da reunião.

Durante a entrega do Guia de Preparação e Respostas aos Desastres, foi ensinado como elaborar um Plano de Contingenciamento, com base nas informações disponibilizadas pelo plano apresentado pela Sesau. Isso porque, segundo explicou a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Elisabeth Rocha, o processo deve ser contínuo, dinâmico e, sobretudo, participativo, com a identificação de atribuições e responsabilidades para cada área técnica.

“Não podemos, na maioria dos casos, evitar os desastres naturais, mas temos como prevenir alguns efeitos danosos e, inclusive, prevenir problemas no âmbito da Saúde, como as doenças de veiculação hídrica, a exemplo das diarreias. Para isso, no entanto, as autoridades da Saúde devem estabelecer diretrizes para a organização, planejamento e preparação da Secretaria, com foco na prevenção, promoção, proteção, recuperação e reabilitação, pois não adianta o Governo do Estado disponibilizar uma Sala de Alerta, comunicando possíveis inundações, e os municípios estarem desarticulados”, destacou Elisabeth Rocha.

Entre as diretrizes específicas estão a identificação, direcionamento e fortalecimento das ações de atenção integral à saúde da população atingida por desastres, incluindo a atenção psicossocial; intensificação das articulações e integração intrassetorial; promoção e fortalecimento da intersetorialidade da Saúde com outras instituições; estabelecimento do fluxo de comunicação e fortalecimento da participação social e educacional em Saúde; orientação e adoção de medidas a serem executadas pela Hemorrede Pública de Sangue, no que tange aos estoques de hemocomponentes e restabelecimento do atendimento na rede dos serviços de saúde.

Com estas medidas, segundo a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, os municípios são fortalecidos e preparados para prestar assistência integral à saúde da população atingida, incluindo a capacitação dos profissionais que prestam assistência. “Também teremos ações integradas, um fluxo de comunicação estabelecido e eficaz, a participação social e a educação em saúde estarão fortalecidas e a rede de serviços terá um fluxo bem estabelecido, assegurando assistência integral à população”, evidenciou.

Emprego das ações – De acordo com o secretário de Saúde de São Luiz do Quitunde, Zenaldo Porfírio, o Guia de Preparação e Resposta aos Desastres será utilizado para a elaboração de um plano de contingenciamento para as fases de preparação, alerta e reabilitação em caso de novas inundações. Gestor do município mais afetado pelos efeitos nocivos da inundação, onde mais de duas mil pessoas estão desalojadas e desabrigadas, ele informou que o município irá criar um Comitê Operativo de Emergência para a Saúde, aperfeiçoando o que a Secretaria Municipal de Saúde já vem realizando.

“Estamos disponibilizando todo o suporte necessário aos desabrigados e desalojados, distribuindo medicamentos, vacinando-os e adotando medidas para evitar a proliferação das doenças de veiculação hídrica, mas temos que integrar as ações, pois desse modo teremos menos problemas e a população sofrerá menos. Esse Guia de Preparação e Resposta aos Desastres sem sombra de dúvidas irá nos ajudar a qualificar os nossos serviços e aperfeiçoar os recursos”, pontuou Zenaldo Porfíorio.