sexta-feira, 13 de maio de 2011

Reunião estabelece medidas para aumentar a produção de Arranjo Produtivo


Cursos em adubação inicial e análise de solo estão entre as ações que visam ampliar o mercado da Pinha no Estado 

Laís Pita e Lívia Vasconcelos

Produtores e gestores do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura Pinha do Agreste se reuniram, na última quinta-feira (12), para discutir as ações realizadas atualmente pelo APL e definir estratégias para fomentar a produção integrada da fruta no Estado. A reunião aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Palmeira dos Índios.
O evento foi articulado pelo APL da Pinha – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento (Seplande) e Sebrae/AL –, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Na reunião - mediada pelo Engenheiro Agrícola da Seagri e Presidente do Comitê Gestor da Produção Integrada, Péricles Gabriel – cursos de adubação inicial e análise de solo foram algumas das ações propostas para alavancar a produção integrada de pinha no Estado. O município de Igaci foi o escolhido para dar inicio às capacitações.

 “O objetivo desses cursos é que os participantes produzam com qualidade. A produção integrada é importante para ampliar e alcançar novos mercados, e os agricultores da pinha se conscientizaram disso”, afirmou o gestor do APL, Guilherme Belmonte.

Durante o encontro, os participantes também puderam assistir à palestra do Engenheiro Agrônomo da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Eduardo Lino, sobre os avanços na legislação para o uso de agrotóxicos em culturas diferenciadas. 

 “Ficou acordado que a Adeal, junto com o comitê gestor da produção e o APL serão responsáveis pela elaboração de uma portaria para controle de pragas e doenças”, concluiu Belmonte. 

Além dos produtores de pinha que fazem parte do APL Fruticultura e de técnicos da Seagri, participaram do encontro representantes da Adeal e técnicos das prefeituras e secretarias municipais de Palmeira dos Índios e de Estrela de Alagoas.

Expofruit - No mês de junho, os APLs da Fruticultura Pinha no Agreste e da Laranja Lima no Vale do Mundaú participarão da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), em Mossoró (RN). A feira visa estabelecer um contato direto entre os produtores e novos compradores, que vão de pequenos investidores a representantes de grandes cadeias alimentícias.