sexta-feira, 13 de maio de 2011

Governo lança pedra fundamental de Memorial em homenagem à Marta

Evento reuniu imprensa e convidados em café da manhã no Estádio Rei Pelé 

Wellington Santos
Foto: Neno Canuto

Pedra fundamental foi lançada nesta sexta-feira
Governo lança pedra fundamental de Memorial em homenagem à Marta
Evento reuniu imprensa e convidados em café da manhã no Estádio Rei Pelé
Wellington Santos
“A Rainha do mundo nasceu em Alagoas”. Com esta frase, o governador Teotonio Vilela, acompanhado por  Marta, cinco vezes consecutivas eleita pela Fifa melhor jogadora de futebol do Planeta, lançou, na sexta-feira (13), a pedra fundamental do Memorial Rainha Marta. O monumento é mais uma homenagem do governo de Alagoas à menina ilustre da cidade de Dois Riachos,  encravada no sertão do Estado, que será construído em um dos estacionamentos do Estádio Rei Pelé.  

A pedra fundamental do memorial foi lançada em café da manhã oferecido à imprensa e a convidados no hall do estádio, onde Marta pode ver paineis e fotos com suas jogadas que encantam o mundo do futebol.  A jogadora veio a Alagoas, onde marca presença em partida da Seleção Brasileira Feminina em  jogo amistoso contra o selecionado do Chile, neste sábado (14), às 16h, no Rei Pelé. 

“Essa homenagem é sincera, é justa, porque aqui está uma menina muito pobre, batalhadora, lá da pequenina Dois Riachos e que venceu na vida ao mostrar sua arte, que agora brinda ao mundo com suas jogadas espetaculares”, destacou o governador.

Com os olhos marejados pela homenagem do governo e dos fãs, que se fizeram presentes ao lançamento, a atleta revelou o que significa ter mais uma lembrança em seu Estado natal. “A emoção é muito grande. A gente vai lá na infância e relembra todas as dificuldades por que passou, para agora merecer esta bondade em forma de homenagem do povo alagoano, representado pelo governador”, destacou Marta. 

Ainda nesta sexta-feira, Marta concedeu entrevista coletiva à imprensa, a quem respondeu sobre assuntos ligados ao desenvolvimento do futebol feminino no Brasil e em Alagoas.     
Memorial

Em seguida, Marta, o governador, autoridades e imprensa assistiram a um vídeo sobre os detalhes do projeto do memorial. A planta foi desenvolvida pelo arquiteto Raul Cleto, assessor Especial do gabinete da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). 

“Inicialmente, o memorial seria construído ao lado do ginásio, em Dois Riachos, mas o governador fez questão de trazer para o estacionamento do estádio Rei Pelé pela visibilidade turística”, revelou o arquiteto. 

“Em verdade, esse memorial é um desejo antigo do governador Teotonio Vilela desde quando foi entregue o ginásio na cidade natal da atleta. Já temos uma homenagem com o rei do futebol, o Pelé, e agora ficará completa com a homenagem também à rainha Marta”, destacou o secretário-adjunto do Esporte, Jorge Sexto.
Marta já havia recebido duas homenagens por parte do governo de Alagoas. A primeira foi fincar sua impressões plantares (pés) no Hall da Fama, localizado no Estádio Rei Pelé, em 2007, e onde estão imortalizadas homenagens a craques como Pelé, Garrincha e diversos “monstros” sagrados do futebol.

Secretário lança moderno sistema de catracas 

Na ocasião, o secretário-adjunto do Esporte, Jorge VI, anunciou também  o novo sistema de controle de entrada e saída de torcedores no Estádio Rei Pelé, o Stadiacard, desenvolvido na Inglaterra. 

“Alagoas é o primeiro estádio a implantar esse sistema que ajudará as forças da segurança pública a identificar aqueles torcedores acostumados a fazer bagunça no estádio, a exemplo do que ocorreu com os ‘hoollegans’, (torcedores responsáveis por badernas na Inglaterra)”, revelou o secretário, ao informar que as catracas serão interligadas ao sistema com fibra óptica.   

Com o novo sistema, os organizadores dos eventos esportivos no Estádio Rei Pelé terão capacidade de idenficicar a hora que o torcedor entra, a que sai, bem como onde o torcedor está localizado nos setores do estádio.

“Outra novidade no sistema é que ele acabará com os cambistas, porque o torcedor terá um cartão intransferível e que não poderá ser copiado por ninguém”, completou Jorge VI.

O secretário afirmou que, para o sistema entrar em vigor, será preciso fazer um cadastramento dos torcedores com documentos como CPF e identidade e cuja campanha intituicional ficará a cargo da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).