sexta-feira, 13 de maio de 2011

Estudantes de escolas estaduais participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Provas foram aplicadas nesta sexta-feira, nas escolas localizadas no Cepa

Ricardo Morei
Foto: José Demétrio

Alunos participaram de olimpíada nesta sexta-feira
Alunos das escolas estaduais Dom Pedro II, José Correia da Silva Titara, José Vitorino da Rocha e Moreira e Silva – todas localizadas no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa) – participaram nesta sexta-feira (13) da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As provas foram realizadas nos períodos matutino e vespertino.

De acordo com Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, o objetivo da prova é fazer com que os alunos desenvolvam suas capacidades de leitura e dissertação sobre a temática. “Para realizar uma boa prova, o aluno precisa de conhecimentos interdisciplinares, ou seja, de uma boa formação”, explica ele.

O coordenador do observatório evidenciou que as provas são compostas por 10 questões. “São cinco questões de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia. A OBA engloba várias ciências como, por exemplo, Geografia, Física, Matemática e Biologia. Além disso, há também o enfoque das fontes de energia e do meio ambiente”, informou.

Ele comentou ainda que participam desta avaliação todas as séries da educação básica, ou seja, do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. “A olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas”, comunicou.

OBA – A olimpíada é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais que ocorre totalmente dentro das próprias escolas. Ela tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo.

A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.