sexta-feira, 13 de maio de 2011

Municípios alagoanos são contemplados com quase 10 mil livros didáticos

Distribuição para escolas será iniciada nesta segunda-feira (16); iniciativa é feita por meio de uma parceria entre governo de Alagoas e prefeituras municipais

Lucas Lisboa
Foto: Lula Castello Branco

Para Fábio Rogério, programa é fundamental
O governo do Estado começa a entregar nesta segunda-feira (16), cerca de 10 mil livros didáticos voltados para a educação pela paz nas escolas públicas de 16 municípios alagoanos. Serão contemplados 9.868 alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental, que trabalharão, uma vez por semana, assuntos como controle emocional, normas de convivência, bullying e automotivação, visando uma mudança de comportamento baseada na cultura de paz.

Esse trabalho, desenvolvido pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), em parceria com os municípios, começou a ser idealizado no final de 2010 e é concretizado com a distribuição dos livros didáticos. O início e cronograma das aulas ficará a cargo das escolas.

Durante o mês de abril, professores e a comunidade escolar dos municípios foram capacitados em uma sensibilização, que os instruiu sobre o uso correto do material, além de uma melhor preparação para saber lidar com o comportamento dos alunos.

A qualificação foi coordenada pelo professor José Roberto Araújo, idealizador do projeto de Educação Pela Paz nas Escolas no Brasil, com o acompanhamento da instituição Inteligência Racional, responsável por elaborar os livros didáticos. A entidade, com sede em São Paulo, é a principal referência nacional em cultura de paz, com experiências positivas em diversos Estados do país.

Para o Diretor de Educação para a Paz nas Escolas da Sepaz, Fábio Rogério, o programa voltado para os alunos do ensino fundamental exercerá um papel fundamental na formação dessas crianças, e os resultados serão refletidos no comportamento deles durante a juventude. 

“Esse projeto tem importantes resultados imediatos, como a mudança de comportamento dos alunos e, em muitos casos, uma melhora do rendimento escolar. Apesar disso, os principais reflexos do processo serão detectados a médio e longo prazo, quando essas crianças chegarem a adolescência e praticarem atos guiados pela cultura de paz”, explica.

Fábio Rogério acrescenta que, esses resultados animadores sobre a implantação do Programa de Educação Pela Paz nas Escolas, puderam ser constatados durante o Fórum Nacional de Educação pela Paz, realizado em 2010, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, representantes estaduais debateram ideias e trocaram experiências sobre os projetos que estão sendo feitos. 

“Conhecemos melhor o projeto e ficou clara a aprovação dos representantes de outros locais. Um dia foi reservado para um painel de experiências, onde os participantes tiveram a oportunidade de discutir algumas ideias, apontando os avanços, dificuldades, detectando falhas, com o objetivo de melhorar o programa”, completou.

No final do ano, uma equipe de profissionais da Universidade de São Paulo (USP) fará uma espécie de balanço com os alunos, para acompanhar o desenvolvimento durante os primeiros meses de execução do projeto.

Os municípios que receberão os livros didáticos são: Pilar, Marechal Deodoro, Rio Largo, Roteiro, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, União dos Palmares, Penedo, Igreja Nova, Minador do Negrão, Santana do Ipanema, Boca da Mata, Delmiro Gouveia, Feira Grande e Palmeiras dos Índios.