sexta-feira, 13 de maio de 2011

Comitê traça novas estratégias para redução da mortalidade infantil

Sesau qualifica atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido, banco de leite humano, cuidado hospitalar no parto e nascimento e qualificação da rede perinatal

Valdete Calheiros


Para discutir estratégias voltadas à redução da mortalidade materna e infantil em Alagoas, representantes do Comitê Estadual de Combate à Mortalidade Materna e Infantil se reuniram nesta sexta-feira (13). O encontro contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). No ano passado, Alagoas foi um dos estados com melhor desempenho na redução da mortalidade infantil, segundo levantamentos do Ministério da Saúde.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, falou sobre as estratégias desenvolvidas pela Sesau para a redução do índice de mortalidade. Ela cita como prioritárias as ações de qualificação da atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido; a implantação de banco de leite humano; a qualificação do cuidado hospitalar ao parto e nascimento e qualificação da rede perinatal, atendendo às diretrizes da garantia da gestante do direito do acompanhante.

O secretário Alexandre Toledo ressaltou a importância do Comitê para redução da mortalidade infantil em Alagoas. “O Comitê é uma iniciativa muito importante para redução da mortalidade infantil no Estado. Temos que desenvolver mais ações para melhorar nossos indicadores de saúde”, disse, citando o projeto de Rede Cegonha como estratégia do Ministério da Saúde para humanização e assistência às mulheres, recém-nascidos e crianças. 

Na ocasião, a coordenadora da área de Saúde da Criança da Sesau, Maria do Socorro Marques Luz, afirmou que todos os municípios alagoanos receberam capacitação dos técnicos da Sesau. E entre os avanços conseguidos mais recentemente, ela citou o apoio à rede de saúde perinatal, a articulação das maternidades e os avanços na atenção básica.

Sandra Canuto falou sobre o Plano de Redução da Mortalidade Materna e Infantil no Estado de Alagoas e sobre a implantação do projeto Rede Cegonha com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, com ênfase na atenção neonatal.