sexta-feira, 6 de maio de 2011

Técnicos capacitados em cooperativismo e associativismo já têm plano de ação


Secretaria de Estado da Agricultura capacitou esta semana 62 técnicos de extensão rural para qualificar o atendimento aos agricultores

Diego Barros

Técnicos de extensão rural já elaboraram planejamento de ações
Os 62 técnicos de extensão rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) que foram capacitados esta semana em cooperativismo e associativismo já elaboraram um planejamento de ações para aplicar nas comunidades onde eles prestam acompanhamento aos agricultores.

De acordo com a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Seagri, Rita de Cássia, o objetivo da capacitação, que foi encerrada nesta sexta-feira (6), no município de Carpina, em Pernambuco, foi atendido.

“Os técnicos agora estão mais bem qualificados para oferecer aos agricultores familiares um atendimento voltado para a organização em cooperativas e associações, e essa é uma necessidade que nós havíamos identificado durante a condução de alguns programas coordenados pela Seagri”, explicou Rita de Cássia.

Ainda segundo ela, um dos programas nos quais é necessário que os produtores trabalhem de modo associativo é o Alagoas Mais Leite. “Neste programa, os beneficiados utilizam alguns equipamentos de forma coletiva, são atendidos em grupo”, destacou.

Para o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Benedito Castro, um dos instrutores da capacitação, que durou uma semana, o treinamento foi focado em organização social e em organização produtiva. “Também trabalhamos as cadeias produtivas nas quais existem cooperativas, e algumas dessas cooperativas estão um passo à frente, pois elas já fazem o beneficiamento do produto”, ressaltou.

Ele também informou que a metodologia da capacitação foi baseada em conceitos, princípios, base legal do associativismo e cooperativismo, participação, dinâmicas de grupo, dramatização e simulações.

“Quando esses técnicos estiverem orientando os grupos de produtores na organização de associações e cooperativas, eles estarão colaborando para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, argumentou Benedito Castro, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA.

Outro consultor do MDA que participou do treinamento dos técnicos de extensão rural da Seagri, entre eles assistentes sociais, agrônomos, veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas, foi Ronaldo Camboim.

“O serviço de assistência técnica e extensão rural é considerado uma prioridade pelo governador Teotonio Vilela, e é preciso que esse serviço seja qualificado, portanto, nossos técnicos estão sendo capacitados em várias temáticas”, informou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.