sexta-feira, 6 de maio de 2011

Alunos da rede pública são premiados por redação sobre primeiro emprego

Premiação ocorreu nesta sexta-feira (6), no Palácio República dos Palmares, e estudantes ganharam bolsas de estudo; na ocasião, secretário Rogério Teófilo anunciou inauguração de nova escola profissionalizante na capital

Ana Paula Lins
Fotos: Valdir Rocha
Estudante Glória Balbino foi a grande vencedora do concurso
Dez alunos da rede pública estadual foram premiados pelo Governo de Alagoas por sua participação em um concurso de redação sobre os desafios do primeiro emprego. A premiação ocorreu na manhã desta sexta-feira (6), no Palácio República dos Palmares, durante o encerramento da Semana do Trabalho, evento promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) e que contou com a presença dos secretários de Estado Rogério Teófilo (Educação) e Herbert Mota (Trabalho, Emprego e Qualificação).
Foram premiados estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas Moreira e Silva, Afrânio Lages e Laura Dantas, todas localizadas no Centro Educacional e de Pesquisas Aplicadas (Cepa). Os alunos receberam um certificado pela sua participação e foram agraciados com bolsas de estudo para cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Aprendizagem Industrial (Senai).
Oportunidade – O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, destacou que iniciativas como o concurso representam um incentivo para a descoberta de talentos entre os jovens alagoanos e anunciou que, até o final do mês, o Governo de Alagoas vai inaugurar uma nova escola profissionalizante em Maceió, no bairro do Tabuleiro do Martins.
“Alagoas é rica em talentos e vive um novo momento econômico com a vinda de novas indústrias. A inauguração desta escola abre novas perspectivas para nossos jovens e atende às demandas da indústria, comércio e turismo, que buscam de uma mão de obra qualificada”, frisa o secretário.
A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Márcia Dantas, elogiou a conquista dos adolescentes.“Todos nós que fazemos o Cepa nos esforçamos em proporcionar uma educação de qualidade para nossos alunos e a vitória de cada um desses jovens nos traz muito orgulho”, comemora.
Inspiração - A aluna da escola Moreira e Silva, Glória Balbino, foi a vencedora do concurso. Aos 16 anos, a jovem se inspirou em sua própria experiência para redigir o texto, já que, desde o ano passado, trabalha como jovem aprendiz em uma concessionária de automóveis da capital.
“Aprendi que, apesar das dificuldades, não devemos desistir de nossos objetivos, pois quando as pessoas percebem o seu interesse e a vontade de aprender, nós obtemos a oportunidade que tanto precisamos”, ensina a jovem, que foi agraciada com bolsas de estudo para um curso técnico e outro de informática.
Jéssyca Késia Silva, estudante da Escola Afrânio Lages, foi o segundo lugar na competição. Ela atribui o bom resultado ao incentivo da professora de Português Maria Ignes e ao apoio da família e amigos.
Também foram premiados os estudantes Taynã Nunes (3º lugar), do Moreira e Silva; Cinthia da Silva (4ºlugar), do Afrânio Lages; Mayrlison Darllan (5º lugar) e Anysabelle Matias (6º lugar), do Moreira e Silva; Nathaly Esperidião (7º lugar), do Afrânio Lages; Sarah Profírio e Claudiane Eunice, ambas do Laura Dantas empatadas em em 8º lugar; Maria Rosineide Calado (9º lugar), do Moreira e Silva e Elizabeth Estevam Moura (10º lugar), do Afrânio Lages.