sexta-feira, 6 de maio de 2011

Estado disponibiliza hipoclorito, cloro, medicamentos e insumos aos municípios atingidos pelas chuvas

A ação tem como propósito evitar a proliferação das doenças de veiculação hídrica, além da assistência aos desalojados e desabrigados

 Josenildo Törres

Além de fazer o monitoramento dos problemas de saúde decorrentes das chuvas que atingiram vários municípios alagoanos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que está disponibilizando hipoclorito de sódio, cloro líquido para limpeza de prédios e residências, além medicamentos e insumos. Caso algum município venha precisar de reforço para ampliar seu estoque, basta oficializar pedido à Sesau. A ação tem como propósito evitar a proliferação das doenças de veiculação hídrica, além da assistência aos desalojados e desabrigados.

Na próxima segunda-feira (9), o governo do Estado faz reunião de emergência com prefeitos e secretários municipais de Saúde dos municípios atingidos pelas chuvas, às 9h, no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.  AMA e Cosems também devem participar.

Para isso, a diretoria de Vigilância Ambiental já possui um estoque de quase 373 mil frascos de hipoclorito de sódio, que serão distribuídos nos nove municípios afetados. Cada frasco contém 50 ml, que possui ação desinfetante, utilizado para eliminar germes e bactérias presentes nos alimentos a serem consumidos, além de ser utilizado como agente oxidante, com o propósito de limpar e esterilizar ambientes e superfícies, como pias, banheiros, cozinha e roupas, já que destrói vírus e bactérias, uma vez que são extremamente sensíveis à oxidação.

“Neste momento, o uso do hipoclorito de sódio é muito importante para ser utilizado pelos desalojados e desabrigados. O objetivo é evitar o desencadeamento de doenças como as diarreias, que são originadas pelo consumo de água e alimentos contaminados. Por isso, é recomendado que, em cada litro de água, sejam utilizadas duas gotas de hipoclorito de sódio. Para desinfetar frutas e verduras, deve ser depositada uma colher de sopa para cada litro de água”, explicou a diretora de Vigilância Ambiental da Sesau, Elisabeth Rocha.

Insumos e medicamentos – Já a distribuição de medicamentos e insumos será realizada a partir da próxima segunda-feira (9), nos nove municípios que decretaram estado de emergência.  De acordo com a técnica da Diretoria de Atenção Farmacêutica (DAF), Aline Fernandes, serão distribuídos remédios para verminose, pressão, diabetes, vômito, além de antibióticos.

“Também estaremos distribuindo soro fisiológico, gases, compressas e ataduras. O objetivo é fazer curativos em desabrigados e desalojados feridos, com o intuito de prestar assistência integral às vítimas da chuva”, destacou Aline Fernandes, ao esclarecer que alguns municípios, a exemplo de Jacuípe, já receberam kits básicos de medicamentos, com soro oral, venoso e material para curativos.