sexta-feira, 6 de maio de 2011

Distribuição de donativos contempla 100% dos municípios atingidos pelas chuvas

Secretário Marcelo Palmeira pede que a sociedade participe das doações

Emília Bezerra

Estrutura foi montada para assistência aos municípios
Todos os municípios alagoanos em situação de emergência já foram atendidos pelo governo do Estado, por meio da distribuição de 50 toneladas de alimentos, dois mil kits de higiene, dois mil colchões, dois mil cobertores e 30 mil litros d’água, segundo a necessidade de cada cidade. 

Os recursos foram solicitados pelo secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, e atendidos prontamente pelo governador Teotonio Vilela Filho.

“Estou certo de que o Estado está cumprindo o seu papel, ajudando às vítimas das fortes chuvas”, declarou Palmeira. O secretário também destacou a ajuda recebida do governo federal, que doou 19 toneladas de alimentos vindos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Pernambuco.

O esforço conjunto do governo do Estado para amenizar a situação de emergência das famílias atingidas pelas fortes chuvas pode ser observado nos resultados. Uma sala de situação foi montada pela Defesa Civil, na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), para que todos os números dos municípios possam ser acompanhados e para que sejam traçadas, também, novas soluções às futuras demandas.  

Em visita ao município de São Luís do Quitunde, nesta sexta-feira (6), a assessora-técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Mariana Machado, considerou que a gestão dos abrigos provisórios está organizada e que o Estado tem direcionado de forma intersetorial as ações de atendimento à população.

O secretário da Assistência Social chamou a atenção para as doações feitas pela sociedade. “Até o momento, esse tipo de doação não corresponde a 1% do que já foi adquirido”, disse Palmeira, convocando a população a colaborar com os donativos que serão encaminhados aos municípios atingidos. “Alimentos não-perecíveis, colchões, água mineral, cobertores, roupas, tudo é bem-vindo neste momento, desde que estejam em condições de uso”, acrescentou o secretário.

As pessoas podem fazer as suas doações na sede da Secretaria, que fica na Av. Comendador Calaça (Poço), ou em qualquer quartel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.