Na ocasião, ainda foram homenageados o trabalhador autônomo mais intermediado em 2010 e representantes dos segmentos que contribuíram com o desenvolvimento econômico de Alagoas
Viviane Chaves
O auditório do Palácio República dos Palmares ficou repleto de alunos da rede estadual de ensino que, nesta sexta-feira (6), foram prestigiar os colegas de sala de aula vencedores do Concurso de Redação com o tema “O desafio do primeiro emprego”. A atividade foi de iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), em alusão ao encerramento da Semana do Trabalho. Ainda foram homenageados o trabalhador autônomo mais intermediado em 2010 e representantes dos segmentos que contribuíram com o desenvolvimento econômico de Alagoas.
Cerca de 350 redações foram avaliadas por professores de português das escolas estaduais Moreira e Silva, Afrânio Lages e Laura Dantas, participantes do concurso. A estudante Glória Maria Balbino das Chagas, da escola Moreira e Silva, ficou em primeiro lugar pela melhor redação; Jéssyca Késia Silva, da escola Afrânio Lages, conquistou o segundo lugar, e na terceira colocação ficou Taynã Nunes, da escola Moreira e Silva.
“Estou muito feliz pela iniciativa, que só nos incentiva a correr atrás dos nossos sonhos. O primeiro emprego é o começo de tudo na vida da gente e ainda mais quando somos jovens, que estamos investindo no futuro”, considerou a estudante Jéssyca Késia.
O novo momento vivido por Alagoas devido aos dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged), que coloca o Estado como o que mais gerou postos de trabalho nos últimos 12 meses, foi mais uma vez evidenciado pelo secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Herbert Motta, que aproveitou para reafirmar o compromisso da Seteq com o desenvolvimento de Alagoas na questão da empregabilidade. Motta lembrou que o governo do Estado vem fortalecendo o setor com os Sines e com a Casa do Trabalhador Autônomo, inaugurada dia 2 deste mês.
“O desempenho de Alagoas foi muito bom, com os mais de 34.700 empregos nos últimos 12 meses. E continuamos no mesmo patamar. É muito bom ver que em 2010 o comércio teve 276% e a construção civil 126% de empregabilidade. Nos últimos oito anos o turismo cresceu 165%. Estamos empenhados para melhorar ainda mais esses dados”, reafirmou Herbert Motta.
O concurso de redação foi organizado pela Superintendência de Qualificação Social e Profissional da Seteq, com o objetivo de desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio de alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas, localizadas no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa), com o intuito de valorizar a produção de texto através da reflexão sobre o tema proposto.
Além da premiação do 1º lugar, que recebeu uma bicicleta e Certificado de Participação, o Senac disponibilizou a participação da aluna vencedora com um curso técnico da instituição, a ser escolhido por ela, em áreas como saúde, estética e informática. O 2º e 3º lugares receberam cada um uma bolsa de estudos ofertada pelo Senai para o curso de Tecnologia da Informação, além do Certificado de Participação, e da 4ª a 10ª colocação receberam certificados de participação no concurso.
Homenagem – O trabalhador autônomo Petrúcio da Silva, cadastrado na antiga Central de Autônomos e recém-inaugurada Casa do Trabalhador Autônomo, foi homenageado com uma placa por ter sido o profissional mais intermediado em 2010.
Prezando a importância da parceria de instituições que representam o avanço econômico que o estado de Alagoas vem tendo nos últimos anos, a Seteq homenageou, com o troféu destaque Gerador de Emprego, representantes das áreas de serviços, comércio, indústria e da Caixa Econômica Federal, este último que foi estruturante ao setor da construção civil que teve um significativo crescimento devido aos financiamentos proporcionados e que contribuem com o aumento da corretagem.
Foram homenageados com o troféu representantes da Fecomércio (Comércio); Sinduscom (Indústria); Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Turismo), Caixa Econômica Federal e Lar São Domingos, por ter qualificado e inserido mais jovens no mercado de trabalho. “Esses setores representam o desenvolvimento deste país”, considerou o secretário Herbert Motta.
“Muito bom esse reconhecimento feito pelo governo do Estado porque se o comércio de Alagoas tem mantido o crescimento nos últimos anos se deve às políticas públicas e ao crescimento da atividade empresarial. Tem sido um crescimento acima da média nacional e isso é muito bom porque favorece outros setores que dependem do comércio. Se a indústria cresce em termos de volume de vendas, o comércio também cresce, porque é o canal para se fazer chegar o produto até a mão do consumidor. Tudo isso se reflete na economia como um todo”, concluiu o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, um dos homenageados com o troféu destaque Gerador de Emprego.