terça-feira, 14 de junho de 2011

Afal participa de Workshop sobre o Programa Bandeira Azul

Evento acontece no dia 15 de junho, em Florianópolis, e vai discutir procedimentos sobre a certificação do programa

Vanessa Omena

O Instituto Ambiental Ratones (IAR), que é o responsável no Brasil pela certificação de praias e marinas do Programa Bandeira Azul, vai promover no dia 15 de junho, no Centro de Educação e Cidadania Ambiental, na cidade de Florionópolis/SC, o IV Workshop e I Treinamento do Programa Bandeira Azul.

O evento é obrigatório para o acompanhamento de praias e marinas inseridas no Bandeira Azul, uma oportunidade para que os estados interessados no programa possam tirar dúvidas a respeito dos critérios estabelecidas pelo IAR, e também para preparar a documentação de solicitação de certificação para a temporada 2011/2012. 

A Agência de Fomento de Alagoas (Afal) vem trabalhando na elaboração do projeto Bandeira Azul, para Alagoas, realizando articulações em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e visitando prefeituras municipais de cidades situadas no litoral alagoano. O objetivo das visitas foi estabelecer um primeiro contato com as prefeituras, além de fazer um levantamento fotográfico para um diagnóstico preliminar sobre as condições de praias que possam ser submetidas ao  Programa Bandeira Azul.

A analista de projetos da Afal, Patricia Melo, que está sendo responsável pela elaboração do projeto que visa trazer o certificado do Bandeira Azul para Alagoas, disse que uma das suas prioridades durante o workshop é entrar em contato com os representantes das praias que já receberam certificação no Brasil, que ficam em Guarujá (SP) e em Jurerê (SC), para discutir o processo de adequação das praias, e também, no caso de Jurerê, o que impediu a renovação da certificação.

“O workshop será uma oportunidade para que Alagoas, de fato, possa se inserir dentro dos estados que estão em busca deste certificado. Espero trazer de lá conhecimentos de quem conseguiu a certificação Bandeira Azul para que sirva de norte para nossas ações em Alagoas, voltadas para iniciarmos o processo de certificação nas nossas praias”, disse Patricia.  

Adesão
Para aderir ao programa, o passo inicial é feito pela prefeitura interessada, que deverá enviar, via ofício, ao Instituto Ambiental Ratones (IAR), sua intenção de aderir ao programa indicando as praias de interesse. Além do ofício, é necessário enviar, neste primeiro momento, o diagnóstico da praia e os resultados dos últimos 12 meses de balneabilidade da praia.