terça-feira, 14 de junho de 2011

Seagri lança edital para mudas de laranja e sementes de maracujá

Entidades interessadas têm até o dia 20 de junho para entregar documentação, que será analisada pela Secretaria

Diego Barros

Os agricultores familiares dos 18 municípios que ficam nas regiões dos vales dos rios Mundaú e Paraíba, atingidos pelas cheias de 2010, podem ter acesso a mudas de citros e sementes de maracujá para recompor pomares que foram danificados e fortalecer a produção de frutas.
O acesso às mudas e às sementes será por meio de um edital publicado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), em seu portal na internet, pelo endereço http://www.agricultura.al.gov.br/.

Quem não tiver acesso à internet pode obter o documento nas Gerências Regionais da Seagri nos municípios de União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Porto Calvo e Maceió.

De acordo com o edital, as associações de agricultores, cooperativas, federações, sindicatos de trabalhadores rurais e prefeituras interessadas devem entregar a documentação necessária até o dia 20 de junho, na sede da Seagri, em Maceió, ou em uma das Gerências Regionais citadas.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, ao todo serão distribuídas 325 mil mudas de citros, entre laranja lima, laranja pêra, limão e tangerina ponkan, e 100 mil sementes de maracujá. “São sementes melhoradas pela Embrapa, que já apresentaram ótimos resultados, e também são recomendadas para as regiões aqui de Alagoas onde elas serão distribuídas. Essas sementes de maracujá são da variedade Gigante Amarelo”, frisou.

Ainda de acordo com ele, as mudas e as sementes foram encaminhadas ao Estado por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para apoiar os agricultores familiares dos municípios que foram atingidos pelas enchentes de 2010.

Os 18 municípios listados no edital que podem apresentar suas propostas para receber os materiais são: Atalaia, Branquinha, Campestre, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Murici, Cajueiro, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo, São Luiz do Quitunde, São José da Laje, Santana do Mundaú, União dos Palmares e Viçosa.