terça-feira, 14 de junho de 2011

Filme faz alerta sobre os malefícios do fumo para a saúde

Governo de Alagoas gastou, nos últimos cinco anos, R$ 107 milhões para tratar doenças, a exemplo do câncer de pulmão

Josenildo Törres

Com o objetivo de conscientizar os alagoanos sobre os malefícios do fumo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) exibe o filme Fumando Espero. A sessão, que está sendo organizada pela equipe técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, acontece nesta sexta-feira (17), às 14h, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Com a exibição de Fumando Espero, os técnicos da Sesau esperam incentivar os fumantes a abandonar o vício do tabaco. Isso porque, somente nos últimos cinco anos, o governo de Alagoas já gastou R$ 107 milhões para tratar as doenças que ele provoca, a exemplo do câncer de pulmão.

Os recursos foram destinados às unidades de saúde de alta complexidade que realizam o tratamento de doenças dos aparelhos circulatório, respiratório e câncer de pulmão. Uma situação que preocupa as autoridades da saúde alagoana e que mostra a necessidade de enfatizar os males que o uso do tabaco provoca à população.

Tudo porque, segundo o titular da Sesau, Alexandre Toledo, esses recursos poderiam ser investidos em outras unidades de saúde. “Além da construção de novos hospitais, é possível ampliar o número de leitos de média e alta complexidade, além de melhorar a remuneração dos profissionais de saúde”, destacou.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, o problema reflete na segunda maior causa de morte evitável do fumante ativo e a terceira do fumante passivo.  Ainda segundo ela, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, 80% dos cerca de 1,3 bilhão de fumantes vivem em países em desenvolvimento. Na maioria dos países existe uma correlação entre tabagismo, baixa renda e baixo nível de escolaridade.

Ela afirma que o tabagismo é fator de risco para mais de 50 doenças e outros danos causados pelo uso ativo e/ou passivo dos produtos derivados do tabaco. “É necessário que a sociedade, as instituições públicas e privadas, se apropriem dos conhecimentos sobre os malefícios provenientes do uso dos produtos derivados do tabaco e suas consequências”, frisou.

A coordenadora Estadual do Programa de Combate ao Tabagismo lembra, também, que todos os tipos de cânceres têm correlação com o tabagismo. “Quem fuma reduz entre 10% e 15% seu tempo de vida”. A nicotina causa dependência química, física e psicológica. O tabagismo é extremamente nocivo aos homens e às mulheres. Entretanto, nas mulheres há ainda o risco de o vício implicar na saúde do feto. Filhos de mães fumantes têm complicações de saúde, insuficiência respiratória e baixo peso.

Sinopse do filme
Depois de fumar duas carteiras de cigarro por dia, durante 20 anos, a diretora de festivais de cinema, Adriana Dutra, decidiu produzir um filme-documentário mostrando porque é tão difícil parar de fumar. O filme traz os depoimentos de personalidades, a exemplo de Ney Latorraca, Miúcha, Washington Olivetto, Carla Camuratti, que revelam suas batalhas para abandonar o vício do cigarro.

O filme traz ainda a evolução do consumo do tabaco, desde o seu aparecimento, passando pelas transformações de hábito de consumo. Mostra também as estratégias de marketing para seduzir a população e a omissão da indústria, que ignora os dados médicos referentes aos males do uso do tabaco.