terça-feira, 14 de junho de 2011

Evento internacional aceita trabalhos de alunos e professor da Uneal

Evento acontece em Córdoba, na Argentina, nos dias 24,25 e 26 de agosto

Clau Soares

Alunos e professor têm trabalhos selecionados na Argentina
Para muitos brasileiros, a Argentina é um país ideal para se fazer uma viagem turística. Vibrar com o tango, sentir o frio, visitar monumentos. Em Arapiraca, alunos e um professor dos cursos de Letras e Matemática da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) pretendem ir à cidade de Córdoba, em solo Argentino, para apresentar os trabalhos aprovados na seleção do “V Coloquio de Investigadores en Estudios del Discurso”, promovido pela Asociación Latinoamericana de Estudios Del Discurso (Aled).       

Os estudantes do 4º período do curso de Letras Gilda Gabriela Vieira e Silva e José Carlos Paulino Lira ficaram surpresos com a aceitação do trabalho “O tratamento discursivo dispensando à Análise Linguística nas reportagens da Revista Nova Escola”. “Nós desenvolvemos a pesquisa durante o horário de aula prática da disciplina Língua Portuguesa. O reconhecimento veio do professor Ismar Inácio”, afirma. 

O artigo “Vozes/Silêncios de professores da língua portuguesa sobre Análise Linguística”, dos alunos do curso de Letras Edineide Maria Lima e Aldemir Francelino Silva, aborda uma questão delicada: a formação dos docentes. “Procuramos oito professores para serem entrevistados sobre o tema. Destes, apenas um se prontificou a dar entrevista”, ressalta a estudante Edneide Lima.
A Matemática também está presente na seleção com o trabalho “O uso do sistema matemático como recurso semiótico em textos públicos”, dos estudantes do curso de Matemática da Uneal, Dayvid Evandro Silva Lós e Djalma Rodolfo Silva Lós. 
O professor Ismar Inácio Santos Filho leciona nas graduações de Letras e Matemática no Campus I da Uneal, em Arapiraca. Por meio da disciplina, Língua Portuguesa, o docente incentivou os alunos a não apenas estudarem a teoria, mas irem além com pesquisas realizadas no horário das aulas. “Eu não saberia fazer ensino diferente. Uso a aula prática para fazer pesquisa”, explica o professor, que também teve um trabalho aceito pela Aled, “A Análise Linguística como instrumento para a leitura Enunciativo-Discursiva”.
O “V Coloquio de Investigadores en Estudios del Discurso” acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de agosto. “Estou confiante no sucesso dos alunos”, afirmou o professor Ismar Inácio Santos Filho.
ALED
A Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso nasceu na cidade de Caracas, na Venezuela, durante o I Colóquio Latino- Americano, em 1995. São países-membros a Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Os idiomas oficiais são o espanhol e o português. Entre os objetivos da Associação está a promoção do intercâmbio com outras instituições mundiais, e é isto que Ismar Inácio Santos destaca como uma oportunidade ímpar para os estudantes da Uneal.