terça-feira, 14 de junho de 2011

Cepe realiza reuniões e discute setor energético em Alagoas

 Dificuldades do sistema elétrico e balanço energético foram alguns dos assuntos tratados nessa terça-feira (14)

Renée Le Campion

Balanço energético de Alagoas foi apresentado nesta terça-feira
A apresentação do balanço energético do Estado de Alagoas de 2010, com base no ano de 2009, e a posse de novos membros foram algumas das pautas da 14ª reunião ordinária e da 6ª reunião extraordinária do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), realizadas na manhã desta terça-feira (14), no Palácio República dos Palmares. O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho, o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

O Cepe, criado há três anos, visa discutir e fomentar melhorias para o quadro energético de Alagoas. “Esse Conselho tem dado enorme contribuição para a questão da energia, que é uma preocupação não só do Estado, mas do Governo Federal. O assunto foi debatido durante reunião com a presidente Dilma Roussef, que garantiu dar o apoio necessário para o desenvolvimento do setor em Alagoas”, destaca o secretário Luiz Otavio Gomes.

As dificuldades atuais do sistema elétrico em Alagoas e as soluções em curso foram os assuntos tratados pelo diretor de Planejamento e Expansão da Eletrobras, Leonardo Albuquerque, durante a 14ª reunião ordinária do Cepe. Na ocasião, também foi apresentado o Balanço Energético de Alagoas (Beal) 2010, elaborado pela Seplande.

O balanço traz uma visão detalhada da evolução da produção e consumo dos recursos energéticos utilizados pelos setores econômicos e sociais de Alagoas, no período de 2000 a 2009. “Esse estudo estava paralisado há 20 anos, e é com muito empenho e satisfação que o retomamos”, acrescenta o secretário.

Ainda na 14ª reunião ordinária, foi tratado o planejamento e a expansão do sistema de gás natural em Alagoas e a assinatura dos contratos de gestão dos planos de trabalho revisados de seis comitês técnicos. 

Já na 6ª reunião extraordinária, foram eleitos o presidente de honra do Cepe, Beroaldo Maia Gomes, e o vice-presidente do Conselho, Geoberto Espírito Santo, atual presidente da Algás. A programação ainda contou com homenagem a diversos conselheiros da estrutura passada do Cepe, bem como a posse de novos membros: Eduardo Setton; Ivã Vilela; Sérgio Toledo; Olavo Calheiros; Júlio Inácio de Holanda; Geoberto Espírito Santo e Antônio Carlos Dória.